Empresa licitada para elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos realiza primeira ação de trabalho

16 de março de 2023

A empresa Ampla Assessoria começou as atividades para elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos (PMGIRSU). A primeira ação de trabalho, com a equipe técnica da prefeitura de Brusque, ocorreu durante esta quinta-feira (16) e continua durante a sexta-feira (17). Os trabalhos têm por objetivo a assessoria para elaborar um plano com um conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para o gerenciamento de resíduos sólidos.

Este é o primeiro contato com a cidade, neste primeiro momento a engenheira sanitarista e ambiental, da empresa Ampla, Camila Januário, está conhecendo a realidade local e realizando a coleta de dados e uma série de visitas técnicas, isso para dar início a elaboração do plano. A empresa foi selecionada por meio de tomada de preço e conceito técnico, que visa verificar a qualidade técnica.

A Assessora de estudos ambientais da secretaria de Infraestrutura Estratégica na Prefeitura Municipal de Brusque, Francielle Da Camino Marchi, falou sobre esta primeira etapa. “A empresa veio ao município para fazermos o diagnóstico do município em relação aos resíduos sólidos. Hoje à tarde tivemos uma visita no aterro da Recicle, pela manhã estivemos com a secretaria de obras e Recicle, buscando informações da atual problemática do município. Amanhã vamos à secretaria de Saúde ver a situação lá. Neste primeiro momento vamos fazer o levantamento, para fazer o diagnóstico e a empresa poder iniciar o plano com a cidade,” disse.

Januário destacou a importância da ação. “Estamos aqui para elaboração das visitas técnicas, então, estamos conversando com as equipes, e relacionamentos ao manejo dos resíduos sólidos. O nosso objetivo é conhecer as estruturas, as unidades, realmente verificar a situação atual quanto ao gerenciamento dos resíduos, que é a base do desenvolvimento do nosso plano,” explicou.

Serviços a serem realizados:

Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada do Município de Brusque;
Levantamento da situação atual do Sistema de Coleta e Destinação de Resíduos;

Diagnóstico dos sistemas e sua caracterização, desde a coleta até a destinação final, compreendendo:

Resíduos Sólidos Domésticos (RSD);
Resíduos da Construção Civil (RCC);
Limpeza Pública (LP) (Varrição, Capina e Poda);
Resíduos Sólidos Industriais (RSI);
Resíduos Sólidos de Saúde (RSS);
Determinação do estado e da vida útil remanescente das unidades existentes;
Elaborar diagnóstico visando levantamento dos protocolos, estratégias e técnicas de
Coleta, Transportes, Tratamento e Disposição Final Ambientalmente Adequada dos
Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), compreendidos pelos Resíduos Domiciliares
(RSD) e os Resíduos da Limpeza Urbana (RLU), dos Resíduos da Construção Civil
(RCC), dos Resíduos de Estabelecimentos Comerciais e Prestadores de Serviços,
dos Resíduos dos Serviços Públicos de Saneamento Básico, dos Resíduos
Industriais, dos Resíduos de Serviços de Saúde, dos Resíduos Agrossilvopastoris,
dos Resíduos de Transporte e dos Resíduos de Mineração, para o atendimento da
população no período do projeto;
Determinação e análise da evolução populacional e da geração de resíduos, para
cada segmento abordado pelo presente Termo de Referência.