Empenho e dedicação dos servidores municipais são reconhecidos no Dia Mundial da Saúde

Secretaria de Saúde de Brusque tem aproximadamente 880 profissionais que atuam dia a dia em prol do bem-estar do cidadão

7 de abril de 2021

A data de 07 de abril é reconhecida em todo o planeta como Dia Mundial da Saúde. E, em Brusque, cuidar da saúde do cidadão é uma das mais importantes prioridades. Todos os dias, cerca de 880 servidores da Secretaria Municipal de Saúde dedicam seus esforços em prol do bem-estar e da melhor qualidade de vida para a comunidade. São médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, entre tantos outros profissionais.

“Muitas vezes só lembrado e valorizado no momento que surge a necessidade de se recorrer a ele, o profissional de saúde é incansável. E ainda mais, nessa pandemia, tem demonstrado toda a sua força e garra em busca de, a cada dia, melhorar a qualidade da saúde dos nossos moradores. Por isso, neste Dia Mundial da Saúde, queremos agradecer e cumprimentar a todos os nossos servidores”, destaca o Prefeito de Brusque, Ari Vequi.

Atenção Básica é porta de entrada do cuidado

A área da atenção básica é considerada a porta de entrada do cuidado no serviço público de saúde. Em Brusque, ela compreende um total de 34 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que atuam em 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS). E abrange, ainda, o “Melhor em Casa”, programa de visita domiciliar aos acamados com patologias como AVC, trauma, e os que necessitam de cuidados paliativos. A chamada “atenção primária” reúne, sozinha, mais de 50% do quadro funcional da Secretaria de Saúde, com uma média de 470 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e profissionais de serviços gerais.

Ampla Rede Especializada

Mas, além disso, a Secretaria de Saúde disponibiliza ainda, uma ampla estrutura especializada que reúne: três Centros de Atenção Psicossocial (os CAPS i, II e AD), ambulatório de saúde mensal, policlínica, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Clínica da Mulher, Pronto-Atendimento (durante a pandemia, instalado nas UBS da Limeira e do Maluche), Centro de Triagem,Vigilâncias em Saúde (Epidemiológica, Sanitária e o Programa de Combate a Dengue). Ha, ainda, os serviços especializados: de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVS), o SAMU, as Academias da Saúde e Fisioterapia. E ainda, as farmácias básica e excepcional, Central de Transportes, o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e o Posto de Coleta de Leite Humano.

Desafios da Pandemia

A pandemia do novo coronavírus exigiu, a partir de março de 2020, muitos esforços e realinhamentos nas rotinas de trabalho da Secretaria de Saúde. Para atender a demanda gerada pela doença, e garantir atendimento de qualidade e seguro para usuários e trabalhadores da rede municipal, todos os atendimentos a pacientes com sintomas de Covid-19 foram concentrados no Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios (CT), instalado no Parque da Fenarreco, local onde atuam no momento 72 servidores.

Ainda no complexo de ações e estruturas para o combate à Covid 19, há, em Brusque, dois Centros de Vacinação: o CV 1, na UNIFEBE e o CV 2, na Vila Schlosser, local onde além disso se desenvolve a modalidade de vacinação drive-thru (com o paciente em veículo). Já os pacientes com outras demandas, estão sendo atendidos em duas UBS que foram adaptadas para atuar como Pronto-Atendimento: na Limeira e Maluche. Ambas servem como apoio para ajudar a desafogar o fluxo no Hospital Azambuja.

“Atuar na área da Saúde é uma missão que se renova a cada dia, com desafios que surgem e exigem dedicação, profissionalismo e amor pelo que se faz. E é isso o que vemos no rosto de cada servidor da Secretaria de Saúde. Por isso, neste dia, agradecemos e reverenciamos o valoroso trabalho de toda nossa equipe, que não mede esforços para proporcionar o melhor atendimento ao cidadão”, encerra o Secretário Municipal de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza.