Em transmissão ao vivo, Prefeitura atualiza dados do coronavírus no município

Live contou com a presença do prefeito de Brusque, Jonas Paegle, do vice, Ari Vequi, além do secretário de Saúde, Humberto Fornari

22 de abril de 2020

Em transmissão ao vivo, Prefeitura atualiza dados do coronavírus no município

Em transmissão ao vivo nesta quarta-feira (22), no salão nobre da Prefeitura de Brusque, o poder público municipal atualizou os dados referentes ao corona vírus no município. A live contou com a presença do prefeito de Brusque, Jonas Paegle, do vice, Ari Vequi, além do secretário de Saúde, Humberto Fornari.

O prefeito abriu os trabalhos e destacou o enfrentamento do município à pandemia. “Vimos que as medidas em Brusque foram tomadas de forma antecipadas e com muita eficiência, com a utilização das barreiras, trabalho de conscientização, e controle do isolamento”, ressalta.

Na mesma linha, o vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, destaca que tudo o que estava ao alcance do poder público foi feito. Ele diz que a prefeitura seguirá vigilante para que o decreto e normativas sanitárias sejam seguidas à risca, mas que também cabe ao cidadão auxiliar para que a pandemia não chegue a números expressivos no município com o retorno das atividades econômicas. “É um momento em que precisamos de união e esforços de todos. Se todos cumprirem sua parte, com certeza teremos êxito nessa batalha”, observa.

Avaliação da Saúde
O secretário da Saúde, Humberto Fornari, destacou o fato de Brusque, em uma semana, sair de 16 para 43 casos. Apesar do aumento de quase três vezes o número de contaminados em uma semana, ele tranquilizou a população. “Os números mais que dobraram de um dia para outro em virtude do aumento do número de focos. Também é preciso considerar que temos a maioria de casos na faixa-etária de 20 a 59 anos em virtude de pessoas que não respeitaram o isolamento de alguma forma.

Mas avaliamos que estamos bem. De todos estes casos, há apenas uma pessoa em situação de UTI, uma mulher, de 38 anos, com respiração mecânica”, explica.

Outro fator importante levantado por Fornari e pelas demais autoridades municipais foi a de que o primeiro caso confirmado no município ocorreu apenas em 27 de março, o que permitiu para que Brusque se preparasse melhor para o enfrentamento da pandemia. A exemplo de prefeito e vice, ele enalteceu a colocação das barreiras. “Elas permitiram, por exemplo, que pudéssemos cumprir com tranquilidade todo o cronograma de vacinação para proteger nossos idosos”, observa.

Apesar do cenário favorável, no entanto, as autoridades municipais ressaltam a importância de a população seguir vigilante, respeitando os protocolos sanitários e da saúde. Jonas Paegle, Ari Vequi e Humberto Fornari salientam que, com a abertura gradual da economia, é normal que as pessoas fiquem expostas e aumentem o número de casos, por isso, reforçam para que as pessoas do grupo de risco permaneçam em casa, bem como os cuidados pessoais àqueles que necessitam ir ao trabalho. “Tivemos um grande alcance no isolamento. Agora, queremos que 100% da população use máscara. Estamos conscientizando os empresários dessa importância”, observa o secretário da Saúde. Ele ainda reforça que está vendo com a administração municipal a possibilidade de aumento do número de colaboradores para auxiliar na fiscalização das atividades econômicas do município.

Por fim, Fornari salienta que a expectativa é de que a partir de maio os números de casos cresçam substancialmente no município, em virtude da própria reabertura do comércio e demais atividades, e também por critérios que o município passará a adotar para identificação de possíveis casos. “Gostaria de pedir para a população que não se assuste se ocorrer um aumento expressivo no número de casos. A partir de agora, caso haja na família uma pessoa contaminada, com comprovação via exame laboratorial, caso algum outro familiar também apresente os sintomas, será, da mesma forma, considerado como contaminado. Devemos ter o pico entre maio e junho, mas depois acredito que a curva vai baixar e iremos, aos poucos, voltar à nossa normalidade”, finaliza.