Em parceria com o Obras, Samae realiza obra de drenagem no Santa Luzia

Serviço visa solucionar um problema existente na Estação de Tratamento de Água da localidade

4 de fevereiro de 2021

Em parceria com o Obras, Samae realiza obra de drenagem no Santa Luzia

Sempre que servidores da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Santa Luzia realizavam a lavagem dos filtros existentes na estrutura, toda a água proveniente do processo acabava despejada diretamente na rua Hermínio Pavesi.

O procedimento, com o passar dos tempos, resultou em um processo intenso de erosão da via, que ainda é de barro. Consequentemente, o tráfego de pessoas e veículos se tornou uma tarefa árdua, sobretudo em dias de chuva.

Essa história começou a mudar nesta quinta-feira, 4 de fevereiro. Em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque iniciou, durante a manhã, um serviço que tem como objetivo direcionar as águas utilizadas nas lavagens diretamente na rede de drenagem pluvial existente na localidade.

Com isso, de acordo com o presidente do Samae Brusque, Luciano Camargo, um problema histórico é resolvido na região. “Como nós ampliamos a nossa reservação, automaticamente temos uma produção de água maior. E com isso uma frequência de limpezas de filtro maior, também. E essas águas saiam por uma tubulação antiga que não suportava nem as chuvas mais (…) estragava a estrada, levava areia e pedra pro asfalto. Mas felizmente agora estamos conseguindo solucionar essa questão para a população”.

Por conta da obra, moradores do bairro Santa Luzia poderão sentir um pequeno desabastecimento de água temporário, em decorrência do desligamento de uma bomba de recalque existente na ETA Santa Luzia. A retomada total das operações está prevista ainda para esta quinta. A previsão de encerramento do serviço é para esta sexta-feira, 5.