EEF Professora Isaura Gouvêa Gevaerd recebe o Projeto “Galeria Itinerante vai à Escola”

Foi a segunda edição do projeto, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Fundação Cultural

6 de julho de 2022

A Escola de Ensino Fundamental Professora Isaura Gouvêa Gevaerd em 1º de julho, a segunda edição do Projeto Galeria Itinerante vai à Escola, desenvolvido pela Fundação Cultural de Brusque e Secretaria Municipal de Educação. A atividade estreou no mês de maio marcando o início de uma jornada de vivências e experiências artísticas para os alunos da rede municipal de ensino.

No projeto, a escola se transforma em uma galeria de arte onde alunos, professores e comunidade podem ter contato com obras de arte que participaram da Bienal Internacional de Artes de Brusque de 1989, evento que foi promovido pelo Departamento de Artes Plásticas da Associação Artístico Cultural de Brusque (ASSAC), Prefeitura Municipal de Brusque e Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte na época.

O artista Jorge Grimm, diretor do Departamento de Artes Plásticas da ASSAC e coordenador da Bienal, foi o curador e contou como membros da comissão organizadora André Antônio Lando, Eduardo Artur Pereira, Ester Renaux, Jorge Grimm, Jussara Renaux, Marisa Dittrich, Rubens Aviz e Verônica Loos.

A exposição de 1989 contou com a inscrição de mais de 500 artistas, sendo 90 brasileiros e os demais, estrangeiros de 54 países, e totalizou aproximadamente quatro mil obras expostas, divididas em áreas de acordo com a linguagem artística: pintura, escultura em cerâmica, fotografia, arte postal, selo, impresso, fita cassete e poesia.

Agora, na expografia do projeto Galeria Itinerante vai à Escola, são exibidas obras de arte dos seguintes artistas: Calin Beloescu e Romul Nutiu (Romênia); Sal Gerd-Beyer (Alemanha); Antero Olin (Finlândia) e Zbynek Novotny (República Tcheca).

Uma parte do projeto é direcionada especialmente aos alunos do nono ano que receberam uma formação imersiva sobre aspectos históricos, culturais e estéticos de cada artista que foi ministrada pelos mediadores do Núcleo de Formação de Plateia da Fundação Cultural de Brusque e os educadores da EEF Professora Isaura Gouvêa Gevaerd.

De acordo com o planejamento para disciplina de arte da Rede Municipal de Educação, é nesta faixa etária que os alunos aprendem sobre arte contemporânea e o projeto vem de encontro com este plano proporcionando um ambiente de aprendizado e fruição artística.

Para aprofundar ainda mais a experiência de fruição artística dos alunos dos nonos anos e equipe escolar, a galeria conta com o Projeto Duo Os Bachianos, formado pelos músicos Paraguaçu Fernandes Marinho e Matheus Teixeira, que homenageia o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.