EEF Carlos Fuzão é a primeira unidade a receber o Laboratório Itinerante de Robótica Educacional

Escola de Campo recebeu os dois furgões adaptados do Lire na manhã desta quinta-feira (08)

8 de setembro de 2022

A manhã desta quinta-feira (08) começou animada para os alunos da EEF Carlos Fuzão, no bairro Nova Itália. A unidade de campo do município foi a primeira a receber os laboratórios itinerantes de robótica educacional (Lire). Os dois furgões estão equipados com impressoras 3D, todo material de maqueteria e ferramentas necessárias para que os alunos possam interagir e criar.

Os alunos estavam entusiasmados com a chegada da robótica, comenta a diretora da escola, Maiara Klann Galvão. “Gostaria de agradecer todos os envolvidos nesta ação. Nossa unidade é mais afastada do que as outras, e estamos sendo as pioneiras em receber o laboratório, é muito gratificante. A empolgação dos estudantes em receberem uma nova abordagem de estudo foi sensacional”.

A secretária de Educação, Eliani Burnardo Buemo comemora ao ver os alunos empolgados com a chegada dos laboratórios. “A escola desenvolve um projeto com codornas na unidade, e assim que viram as codornas impressas em 3D ficaram muito alegres. Além de explorarem os diversos robôs que foram levados. É muito significativo vendo-os se relacionar com a computação, na modalidade desplugada, entenderem o pensamento lógico-matemático”.

Para a secretária, esse é um dia histórico para rede municipal de Brusque. “Os laboratórios itinerantes vão rodar inicialmente nas escolas de campo, e até que se tenha o cronograma para 2023, onde outras unidades, inclusive de educação infantil, receberão a visita dos laboratórios itinerantes de robótica”, finaliza.

Os veículos itinerantes foram oficialmente apresentados em um ato realizado na tarde de terça-feira (06). A partir de agora, os Lires vão percorrer por todas as unidades de ensino do município, levando conhecimento de robótica e tecnologia para os mais de 14 mil estudantes da rede municipal.