Educação entrega kits de material escolar a estudantes e professores do Ensino Fundamental

São mais de 9,7 mil kits além de outros 18 mil itens para a Educação Infantil, em mais de R$ 2 milhões investidos

10 de março de 2022

Caderno, lápis, caneta, régua, estojo e até dicionário. Estes são apenas alguns dos itens que compõem o kit de material escolar que a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Educação, começa a entregar aos alunos do Ensino Fundamental e também aos professores da Rede Municipal de Ensino, além de itens destinados à Educação Infantil e à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O ato simbólico de entrega foi realizado na manhã desta quinta-feira (10), na Arena Brusque, e contou com a participação de diretores e representantes das unidades escolares, autoridades e imprensa.

A entrega do material escolar já ocorre regularmente, sempre com itens apropriados a cada etapa do ensino curricular. Porém, neste ano, há novidades, como a inclusão de dicionário de inglês para os alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. E os kits de acessibilidade, específicos para os estudantes com deficiência, que necessitam de adaptação. Ao todo, são 9.730 kits de uso pessoal para o Ensino Fundamental, EJA e Educação Especial, e mais de 18 mil itens para uso coletivo em sala de aula na Educação Infantil, num investimento de R$ 2.154.465,20.

A secretária de Educação, professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo, destaca as novidades deste ano. Os kits de material escolar dos profissionais, que trazem caderno universitário, lápis, canetas coloridas, marca texto, tesoura e estojo, entre outros materiais, e se destinam aos professores e coordenadores pedagógicos.

Já para os alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, foram incluídos nos kits tradicionalmente entregues, dois dicionários, um de português e outro de inglês, visto que a educação municipal possui a língua estrangeira inglesa no currículo escolar do primeiro ao nono. “E, temos ainda, os kits de acessibilidade, que será utilizado nas salas do atendimento especializado da rede. São itens adaptados, por exemplo, cadernos com linhas maiores do que o normal e adaptadores para manuseio de lápis, caneta, pincel”, enumera.

“Este é o ano da educação, com mais uma entrega entre tantas já feitas desde o começo do ano letivo, de material de robótica a notebooks e computadores, de uniformes até o material escolar, no dia de hoje. São quase 10 mil kits para o Ensino Fundamental, alunos e professores, e ainda, os itens para a Educação Infantil, nas creches. Um grande volume de recursos investidos, de mais de R$ 2 milhões, que vai fazer com que melhore a qualidade do ensino na nossa cidade”, acrescenta o prefeito Ari Vequi.

Para ele, além de tecnologia, o município garante material físico que oportuniza melhores condições de ensino e aprendizagem, tanto para os professores quanto para os alunos, o que permite que as famílias economizem e a cidade aplique os recursos públicos de maneira correta. “Nossa intenção é investir bem o percentual legal constitucionalmente estabelecido de 25% da receita municipal anual em educação”, encerra.