Educação de Brusque inova e é referência no estado e no país

Município investe em tecnologia e qualificação de estudantes e seus profissionais

BRUSQUE

  30 de dezembro de 2022


Ouça o texto
Educação de Brusque inova e é referência no estado e no país

Brusque trabalha a cada dia para oferecer à sua comunidade uma educação pública de qualidade e excelência, que vem sendo pioneira em Santa Catarina e também no Brasil. Não por acaso, a gestão municipal definiu o ano de 2022 como “o ano da Educação”. Com uma estrutura nota 10, a Rede Municipal atende a mais de 15 mil alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental em 61 Unidades Escolares.

Projetos

Para aperfeiçoar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem, a equipe Secretaria de Educação criou uma série de programas e projetos fundamentais para a manutenção de uma educação de primeira linha.

O Projeto Aprende + Brusque, por exemplo, tem como intuito recompor as habilidades essenciais defasadas no período pandêmico, resultado esse que é analisado na Sondagem Pedagógica, avaliação que mede o avanço de cada estudante da rede nas principais habilidades da BNCC em cada trimestre letivo.

E com o objetivo de ampliar ainda mais o conhecimento sobre a cidade, foi criado o projeto “Compartilhando memórias, ressignificando histórias”, onde os alunos de 5º ano são levados a conhecer o Museu de Azambuja e o Museu Casa de Brusque, em visita guiada com um professor de História.

Pessoal

Ao longo de 2022, a Secretaria de Educação promoveu seis processos seletivos e um concurso público. O município conta com 917 servidores efetivos e 1.903 novos contratados na Educação, sendo cerca de 900 pós-graduados e 35 Mestres e Doutores. Todos os profissionais da rede passam por formação continuada e contínua, com os mais diversos temas.

Tecnologia no Ensino

No âmbito da Tecnologia e Inovação aplicadas à Educação, Brusque sai na frente, sendo referência no Brasil. Neste ano em que a gestão municipal elegeu a Educação como sua maior prioridade, a cidade deu um significativo passo em direção ao futuro, com inúmeros investimentos.

As Unidades de Ensino Fundamental estão equipadas com chromebooks para alunos e professores e telas interativas, além do uso das ferramentas Google for Education, com todo o suporte da empresa. Diretamente de Londres, as unidades de ensino brusquenses receberam o software Mozaik, que possui conteúdos digitais em 3D, cadernos e exercícios interativos, aumentando o leque de ferramentas de ensino à disposição do professor. E de olho na capacitação profissional dos alunos, foi iniciado o projeto piloto Robogarden, com foco no ensino de programação para alunos desde o 2º até o 9º ano do Ensino Fundamental.

Ainda nessa linha, a equipe de robótica da Secretaria de Educação iniciou o projeto de formação de Scratch para os profissionais de tecnologia das escolas. O Scratch é a maior comunidade de codificação do mundo para crianças e uma linguagem de codificação com uma interface visual simples que permite aos jovens criar histórias digitais, jogos e animações.

A equipe de Robótica da Secretaria de Educação é sucesso em cada Unidade que passa. Equipada com dois Laboratórios Itinerantes de Robótica Educacional, os LIREs, baseados na cultura maker, possuem 16 chromebooks e 10 kits de robótica Arduino cada. A estrutura conta, ainda, com o Moodle, uma das plataformas de apoio à aprendizagem mais utilizadas no Brasil e no mundo e, para reforçar esse conjunto, traz a plataforma de avaliação Pruvo, que torna a criação de provas se torna muito mais simples.

No entanto, além de plataformas de terceiros, a Secretaria de Educação conta com um Sistema de Gestão Educacional próprio, o SGE, responsável pela gestão de todas as Unidades Escolares, Secretaria de Educação, RH e diversos outros departamentos.

Infraestrutura

Buscando contemplar ainda mais a população em contínuo crescimento e para atender a demanda do programa Fila Única, foram realizadas as reformas de 20 Unidades e a criação de dois novos Centros de Educação Infantil, um no Limoeiro e outro no bairro Azambuja, além da compra de cerca de 70 vagas em instituições de ensino privadas.

Acesso

Quando o assunto é acesso e permanência, a Educação de Brusque sai na frente cumprindo as Metas do Plano Municipal de Educação, com transporte escolar que atende os alunos do Ensino Fundamental, além dos programas Busca Ativa e Apoia, que buscam minimizar e erradicar a evasão escolar.

Uniformes

Em sala, cada estudante e cada professor contam com um kit de material escolar, o que torna toda aula mais produtiva e significativa. Os alunos ainda recebem, durante o ano, uniformes de inverno e verão, além da merenda elaborada com itens frescos vindos direto das hortas escolares.

Alimentação

No ano de 2022, foram investidos R$ 7 milhões em alimentação equilibrada e nutritiva, fiscalizada pelo Conselho Municipal de Educação Escolar (Comae). E para manter a qualidade como prioridade e com o princípio de incentivar as cozinhas escolares, é aplicado o prêmio Selo de Ouro, que certifica as cozinhas que conseguem atender a todos os critérios do Conselho.

Alinhamento

Todas as ações, projetos e inovações desenvolvidas nas escolas e centros de educação da rede municipal de ensino de Brusque são possíveis graças ao constante acompanhamento e incentivo da Secretaria de Educação, que promove visitas técnicas mensais em cada escola, atuação dos conselhos e monitoramento dos programas do governo. As escolas, por sua vez, realizam reuniões pedagógicas e o Conselho em ação, visando sempre alinhar todo o trabalho com toda a equipe escolar, além de participarem da escolha dos livros didáticos. E, com o intuito de sempre ter a melhor equipe para liderar as unidades, a gestão organiza um projeto de Lei que visa permitir a escolha democrática do diretor escolar, a partir do ano de 2024, caso seja aprovada.

Conquistas

A rede municipal de ensino de Brusque é reconhecida por inúmeros prêmios e resultados, como a nota no IDEB, onde muitas unidades superaram a meta prevista. “Ao encerrar o ano letivo, podemos afirmar que foi um ano de muitos desafios e muitas conquistas. A grande virada para a efetivação do uso da tecnologia na rede municipal de Brusque, os notebooks, chromebooks, Google for Education, laboratórios itinerantes de robótica, prêmios que o prefeito recebeu no destaque da educação. Além do Plano Municipal de Educação, que é uma referência para o Brasil, os índices do IDEB, o projeto Aprende Mais Brusque. Enfim, o ano da Educação que iniciou em 2022, certamente continuará em 2023”, finaliza a secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

Inscreva-se na newsletter.