Educação apresenta projeto “Aprende + Brusque” ao colegiado da AMVE

Ação é destinada a atender os estudantes com defasagem na aprendizagem escolar

10 de junho de 2022

Educação apresenta projeto “Aprende + Brusque” ao colegiado da AMVE

Uma das muitas experiências positivas da rede municipal de ensino de Brusque foi destaque esta semana na reunião do Colegiado de Educação da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE). No encontro, em Blumenau, foi apresentado o projeto “Aprende + Brusque”.

Na oportunidade, além da apresentação feita pelos profissionais da pasta, foi exibido um vídeo que mostra algumas das atividades desenvolvidas na rede municipal, com destaque para a utilização de ferramentas tecnológicas no processo de aprendizagem, como as telas interativas e os chromebooks.

Para a secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, a apresentação do projeto “Aprende + Brusque” representou oportunidade de socializar com os secretários municipais de educação dos municípios que abrangem da AMVE. “A trajetória iniciada no ano de 2020, com a primeira sondagem pedagógica de rede, que teve continuidade em 2021 e possibilitou a identificação por um diagnóstico das defasagens da aprendizagem dos alunos do segundo ao nono ano”.

De posse deste levantamento, segundo ela, a partir deste ano de 2022, no contraturno escolar, por meio do projeto “Aprende + Brusque”, a rede atende a aproximadamente 1.700 alunos utilizando as ferramentas tecnológicas como estratégia de aprendizagem. “Nossa expectativa é de que durante este ano seja possível consolidar as aprendizagens dos alunos identificadas no processo de sondagem, sobretudo para que haja o nivelamento, e assim, este estudante possa estar no ano adequado a sua idade, com todo as habilidades e competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo por eles compreendidas e construídas”, finaliza.

O projeto

A iniciativa “Aprende + Brusque” prevê aos alunos da rede municipal a oportunidade de recuperação de aprendizagens, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, consideradas fundamentais no processo de aprendizagem escolar.

Pela proposta, os estudantes com dificuldades nas habilidades essenciais são atendidos em período de contraturno escolar para que possam sanar suas dúvidas e, então, evoluir no processo de aquisição do conhecimento.