Educação apresenta nova Proposta Pedagógica da rede municipal

Processo vem sendo trabalhado desde 2019

4 de fevereiro de 2022

Educação apresenta nova Proposta Pedagógica da rede municipal

Foi apresentada e entregue pela equipe gestora da Secretaria de Educação aos diretores de todas as unidades de ensino, na manhã desta sexta-feira (04), a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Brusque. Elaborada de modo democrático, em um processo que contou com a participação efetiva dos profissionais da educação e à luz da Base Nacional Comum Curricular e da base do território de Santa Catarina, a Proposta Pedagógica contempla o que há de mais importante para instrumentalizar e fundamentar os profissionais da educação, no sentido de orientar os planos de ação e a sua aplicação na rotina das unidades escolares. O ato contou com a participação do Prefeito Ari Vequi.

De acordo com a secretária de Educação de Brusque, professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo, as estratégias foram construídas com a colaboração da equipe da Secretaria Municipal de Educação, e que desde 2019 vem sendo acrescidas por assessores pedagógicos por área de conhecimento.

Esses profissionais são professores com vivência em sala de aula, que dedicam uma parcela de suas cargas horárias para discutir com seus pares e os demais, os encaminhamentos para soluções interdisciplinares. Já os gestores das unidades escolares do Ensino Fundamental, que tiveram como tarefa liderar as discussões nas polos instituídos.

Já a Educação Infantil foi representada pelo grupo gestor, criado em 2018, que tem como propósito estudar, analisar, propor e conduzir as discussões de forma mais expandida, por meio dos polos estabelecidos, solução encontrada para dar dinamicidade ao processo.

Ao final de todo este processo construtivo iniciado em 2019 e atualizado em 2021, a Proposta Pedagógica é composta por, ao todo, três volumes. Um deles dedicado à Educação Infantil, outro ao Ensino Fundamental e o terceiro, voltado aos projetos desenvolvidos na rede. Cada unidade escolar recebe o quantitativo de kits correspondente às suas salas de aula, totalizando cerca de 1.000 conjuntos da Proposta Pedagógica entregues aos representantes das unidades de ensino.

Marco

“Considero um marco para a história da rede, que ao longo de sua existência já produziu propostas, que em algum tempo balizaram as ações empreendidas e que nesse momento nos remete a pensar sobre competências e habilidades, sem mais rodeios”, analisa. Para a titular da pasta da Educação, a formação integral das crianças e dos adolescentes se faz necessária.

Ao parabenizar a todos os profissionais envolvidos na construção, Eliani Buemo espera que os professores façam dessa Proposta Pedagógica um meio de responder a questões relacionadas ao processo de aprender e ensinar. “E que seja também um documento que desinstale e traga a inquietação própria do educador, preocupado em mediar o desenvolvimento emocional e intelectual dos alunos”.

Para o prefeito Ari Vequi, a entrega dos kits de livros da Proposta Pedagógica mostra que a administração tem planejamento e ações em prol da melhora na qualidade do ensino oferecido pela rede municipal. “Neste início de ano, já entregamos os veículos da robótica, computadores, a aquisição do google education. Agora, os conjuntos de livros da Proposta Pedagógica, que estarão disponíveis a todos os profissionais em todas as salas de aula. Tudo isso demonstra a nossa preocupação em garantir a melhor qualidade possível de ensino aos nossos estudantes”.