Educação apresenta dois Laboratórios Itinerantes de Robótica Educacional

Vans adaptadas vão permitir que o ensino de robótica chegue a todas as unidades de ensino da rede municipal

BRUSQUE

  6 de setembro de 2022


Ouça o texto
Educação apresenta dois Laboratórios Itinerantes de Robótica Educacional

Ato realizado na tarde desta terça-feira (06), na Arena Multiuso, na presença do prefeito Ari Vequi, vice-prefeito Gilmar Doerner, empresários parceiros e demais convidados, marcou a apresentação oficial dos dois primeiros Laboratórios Itinerantes de Robótica Educacional (Lires) do município de Brusque. Com os dois furgões adaptados, a partir de agora, o ensino da Robótica Educacional vai, literalmente, percorrer a cidade e estacionar junto a todas as unidades de ensino vinculadas à Secretaria Municipal de Educação.

Na sequência, também foram homenageados 16 empresários que abraçaram a proposta e contribuíram para o projeto de Robótica Educacional, adquirindo os primeiros 50 kits do sistema Arduíno de aprendizagem tecnológica e ainda, foram certificadas as primeiras 33 professoras da rede municipal brusquense que concluíram o curso de Computação Desplugada.

Os Laboratórios Itinerantes de Robótica Educacional (Lires) são mais uma ferramenta do chamado ‘pensamento computacional’, nova forma de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem que acompanha a evolução tecnológica e estimula a criatividade e a inovação dos estudantes. Adquiridos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, os veículos foram entregues em janeiro deste ano e ao longo do primeiro semestre, foram equipados e preparados especialmente para a prática de ensino.

“Entregamos dois veículos da Robótica Itinerante, equipados com todos os instrumentos e ferramentas, para que isso possa ser levado em primeiro momento para as escolas de campo, mas também a todas as unidades da Rede Municipal. Também entregamos o diploma de capacitação de professoras, pois não adianta a gente ter apenas ferramentas, tecnologia, se não tivermos profissionais capacitados para executar esse serviço, e transmitir a nossas crianças essa formação”, avaliou o prefeito Ari Vequi.

Segundo ele, a formação dos professores permite levar, além da tecnologia, o conhecimento para as unidades de ensino. “Trazer a inovação tecnológica para escolas é falar de futuro. Hoje todos nós utilizamos um celular, então a tecnologia hoje é tudo na nossa vida. Fazer com que as crianças possam ter acesso a isso, para que desde de pequenas elas possam seguir no ramo da tecnologia e inovação, com certeza vão ser pessoas mais preparadas em suas vidas”.

Parceria

A parceria com a iniciativa privada neste processo de implantação do ensino computacional na Rede Municipal de Ensino foi possível a partir de um contato do vereador e empresário Rick Zanata com a secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo. “Ao invés da doação de computadores, ela apresentou a proposta de um aporte financeiro para aquisição do sistema Arduíno de aprendizagem tecnológica para tirar do papel o projeto do Laboratório Itinerante de Robótica Educacional. Capitaneamos a ideia e em quatro horas arrecadamos o valor para fazer a doação dos primeiros kits de Arduíno utilizados para iniciar o projeto. É muito importante porque as crianças de Brusque vão poder ter a oportunidade de ter aulas de robótica na Rede Municipal. Quando todo mundo se abraça, dá as mãos, as coisas acontecem com mais facilidade”, resumiu Nick Zanata.

“Consideramos hoje um evento que marca a história da inovação tecnológica na Rede Municipal de Brusque, e consequentemente, no município. Esses dois furgões estão equipados, inclusive com impressoras 3D, com todo o material de maquetaria e ferramentas. Os chromebooks que já fazem parte da Rede, as 40 estações meteorológicas que adquirimos também farão parte desse projeto”, destacou a secretária de Educação, Eliani Buemo.

Segundo ela, já a partir de quinta-feira (08), esses dois laboratórios itinerantes de Robótica, estarão indo para as escolas de campo, que serão as primeiras a receber a visita dos laboratórios itinerantes “E há um motivo para isso. As escolas de campo de ensino fundamental não fazem parte do projeto ‘Google For Education’, onde 21 unidades escolares participam desde o mês de março, com chromebooks e telas interativas. Então, achamos justo que esse trabalho da robótica vá para as escolas de campo, para que a gente tenha de fato uma equidade dentro da Educação Municipal, e que todos os alunos possam ter a oportunidade de se relacionar com essa nova linguagem, e essa forma de comunicação e interação”, completou. A primeira unidade a receber o Lire, na quinta-feira, será a EEF Padre Carlos Fuzão, no bairro Nova Itália.

Evolução no ensino

A robótica começou a fazer parte da realidade na educação brusquense no ano passado, quando foram adquiridos os primeiros kits e sete professores e dois monitores foram capacitados para se tornarem multiplicadores dos conhecimentos. Ela consiste em uma série de procedimentos para que um robô seja capaz de executar um conjunto de instruções. Na área educacional, é um método de ensino que incentiva o aluno a construir os próprios conhecimentos por meio de uma ação. Nela, são mesclados materiais não estruturados, como sucatas ou são usados kits de montagem – no caso de Brusque, com o sistema Arduíno.

Esses materiais são compostos por diversas peças, sensores e motores, controlados por uma placa que permite programar o funcionamento dos modelos montados. Eles garantem ao aluno a oportunidade de desenvolver sua criatividade com a montagem de seu próprio projeto.

Computação Desplugada

Logo depois da entrega dos dois primeiros Lires, foram entregues os certificados às 33 primeiras profissionais da Rede Municipal de Ensino a concluírem o curso de Computação Desplugada, que envolve procedimentos que permitem o ensino e a aprendizagem de fundamentos da ciência da computação sem o uso do computador.

No caso das crianças, esse processo ocorre essencialmente por meio de atividades práticas que exploram a ludicidade. Com isso, as crianças podem construir conhecimento sobre conceitos iniciais de programação mesmo não tendo acesso imediato a equipamentos como computadores, tablets ou smartphones.

Assim, a Secretaria Municipal de Educação iniciou os estudos sobre a cultura digital, a introdução ao pensamento computacional e a desenvolver conceitos e habilidades específicas de tecnologia e computação usando a estratégia didático-pedagógica da programação desplugada.

“Esses profissionais aprenderam por meio dos jogos e tabuleiros a trabalharem com as crianças a programação e junto aos jogos e chromebooks toda a ideia de programação. O desenvolvimento lógico e matemático dessas crianças da educação infantil, por meio da Robótica Educacional, começa a ser desenvolvido no nível mais elaborado. São 33 professoras que assumiram o desafio, e hoje já estamos com uma nova turma sendo montada com 50 inscritas, para mais uma etapa dessa formação”, finalizou Eliani Buemo.

Inscreva-se na newsletter.