Educação: a importância da Hora Atividade para aperfeiçoamento dos professores e qualidade do ensino

Secretaria de Educação de Brusque investe em formações contínuas para os docentes

22 de outubro de 2019

Para ensinar é preciso aprender sempre. E nada melhor do que ter um tempo remunerado para isso. Desde 2015, a legislação municipal de Brusque (Lei Complementar 209), em consonância com a Lei Federal 11.738, garante aos professores o direito a Hora Atividade. Ou seja, das 40 horas trabalhadas semanalmente dois terços (26h40) são destinados ao trabalho em contato com os alunos e um terço restante (13h20) para o exercício de atribuições sem a presença dos educandos.

“A hora atividade é resultado de uma luta histórica da classe do magistério. Há muitos anos vinha-se pedindo que houvesse um tempo estabelecido para que o professor pudesse fazer o seu planejamento, se aperfeiçoar, corrigir trabalhos e tarefas de casa. Enfim, tudo aquilo que se considerava fora daquelas horas do efetivo trabalho pedagógico com os alunos”, explica a secretária de Educação Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

De acordo com ela, o trabalho da Secretaria de Educação é bastante efetivo para que os professores aproveitem esse tempo da melhor maneira possível. “Nós temos usado esse tempo para a formação contínua dos professores. Temos duas frentes de formação na Secretaria: a formação continuada, que é aquela em que fazemos as paradas todos os anos em julho com quatro oficinas para cada profissional e a formação contínua, aquela que no dia a dia são reunidos os profissionais e estabelecidos temas de estudo e integração”, detalha.

Todos saem ganhando

No Centro de Educação Infantil Sofia Dubiella, a professora de Hora Atividade Fabiana Coronel da Silva, dedica grande parte do seu tempo sem os alunos para o desenvolvimento de projetos. Um deles é o Planetário onde por meio de uma experiência completa ela leva os estudantes para uma verdadeira viagem no espaço. Como se estivessem em uma nave espacial eles aprendem sobre as galáxias, os planetas e os astronautas de forma lúdica e divertida.

“Este projeto nasceu de outro que estávamos desenvolvendo: a Era dos Dinossauros. Falamos sobre a extinção dos dinossauros por meio de um asteroide e as crianças sentiram curiosidade sobre o que era um asteroide e de onde ele vinha. Então, começou esse novo projeto: Uma viagem ao espaço sideral”, conta ela.

Fabiana é uma entre os mais de 700 professores que atuam na rede municipal de ensino, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de Brusque. Além da possibilidade de desenvolver projetos, ela e os demais professores têm à disposição uma série de formações contínuas.

Um deles é o projeto de incentivo à leitura intitulado “Leitura Interativa, muito prazer”, desenvolvido nas unidades escolares preferencialmente pelos professores de Hora Atividade. “Assim eles podem desenvolver o papel de mediadores de leitura e trabalhar em conjunto com o grupo gestor, demais professores, profissionais da escola, alunos, parceiros e comunidade em geral”, explica a assessora pedagógica, Franciele Mayer.

Também são oferecidas visitas de estudos e aperfeiçoamento da prática, encontros presenciais dos professores das turmas com os assessores das áreas específicas, para aperfeiçoamento profissional e troca de ideias, e oferta de oficinas on-line durante todo o ano letivo.

“Os coordenadores pedagógicos de cada escola são responsáveis por organizar as tabelas de horários para o cumprimento da Hora Atividade e a participação nas formações contínuas”, acrescenta a diretora de Educação Infantil, Ivanete Lago Groh.

Para a secretária de Educação, com o bom aproveitamento da Hora Atividade nas escolas todos saem ganhando. “Temos um trabalho bastante grande, que é a Proposta Pedagógica da rede. Nesse contexto a Hora Atividade é destinada para que o professor possa melhorar-se como profissional da educação, na sua formação e melhorar a prestação de serviço à comunidade. Todos saem ganhando, professores e alunos”, afirma Eliani.