Edital para credenciamento de clínicas veterinárias para castrar animais está aberto

Empresa credenciada será responsável pela aplicação de medidas de bem-estar animal

27 de julho de 2021

Já está disponível às empresas o edital que prevê o credenciamento de clínicas veterinárias interessadas em firmar acordo com a Administração Pública Municipal para oferecer o serviço de castração de animais na cidade de Brusque. Todos os dados estão previstos no edital do Processo de Inexigibilidade de Licitação 006/2021, de 19 de Julho de 2021, com prazo de credenciamento por tempo indeterminado.

Com o lançamento do edital, a Secretaria de Saúde dá sequência ao seu plano de ação que busca zelar pelo bem-estar animal, com o controle populacional de cães e gatos abandonados. A ideia é que a clínica veterinária vencedora do certame possa castrar e identificar com chip os animais que vivem nas ruas da cidade. Cidadãos de baixa renda que possuam animais também serão oportunizados para castrar e chipar seus bichinhos de estimação.

A identificação, castração e chipagem dos animais abandonados é apenas parte de um projeto da Secretaria de Saúde para melhor atendimento às questões de saúde animal. Famílias carentes e de baixa renda que têm animais, bem como as entidades de proteção aos animais serão priorizadas. Outras medidas envolvem o tratamento e recuperação de animais maltratados, doentes ou feridos.

O plano estabelecido inclui a criação de estrutura destinada especificamente para o bem-estar animal. Ela deve ser inserida junto à Vigilância Sanitária, com a área de controle de zoonoses, conforme revela a Diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer. “E prevê ações de curto, médio e longo prazo que incluem a implantação de um abrigo de animais e de um hospital veterinário no município”, acrescenta.

A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que cidades do porte de Brusque tenham aproximadamente 27 mil animais de estimação. Deste universo, o cálculo é de que 10% viva em alguma condição de abandono, o que representaria cerca de 2.700 animais.

A partir da identificação, castração e chipagem dos animais de rua, a Secretaria de Saúde deve fazer um convênio com empresa para o monitoramento do chip do animal, que ficará sob os cuidados de ONGs. A prefeitura irá auxiliar as entidades para a alimentação e manutenção da saúde dos pets. E ainda irá colaborar com a divulgação dos animais aptos à adoção responsável, que deve ser incentivada por meio de campanhas educativas.

Clínicas veterinárias interessadas em participar do processo de Inexigibilidade de Licitação 006/2021 podem acessar a íntegra do edital, onde constam todas as informações e documentos necessários. O conteúdo está disponível em https://brusque.atende.net/subportal/editais-de-licitacao/pagina/credenciamentos, com o arquivo “Credenciamento Clínicas Veterinárias.PDF”.