Edino Krieger é homenageado pela Camerata Florianópolis na noite deste sábado

Concerto ocorreu no Centro Empresarial Cultural e Social de Brusque

18 de março de 2023

Edino Krieger é homenageado pela Camerata Florianópolis na noite deste sábado

Com a casa cheia, as cortinas do Centro Empresarial Cultural e Social de Brusque (Cescb) se abriram na noite deste sábado (18), para receber o concerto da Camerata Florianópolis, em homenagem a Edino Krieger, um dos principais expoentes da música erudita brasileira, reconhecido e premiado por todo o globo.

As maiores obras do compositor puderam ser apreciadas pelo público, como por exemplo, “Imagens de Santa Catarina”. A apresentação da orquestra, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, trará obras para cordas de Edino Krieger e terá como solista o violinista Elias Vicente Souza.

Com produção de Maria Elita Pereira, o espetáculo é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, e conta com o apoio local do Instituto Aldo Krieger, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Brusque.

Carmelo Krieger, irmão de Edino Krieger, comenta que, “Ele sempre manteve uma relação muito próxima com a orquestra, com esse pessoal todo que presenteou com uma belíssima noite de um concerto maravilhoso, fazendo uma homenagem maravilhosa. Isso nos alegra muito e nos emociona”.

Jeferson Della, o maestro da Camerata Florianópolis, relembra que desde os anos 2000 possuía um forte contato musical com Edino. “Gravamos um disco com as músicas deles. Sua influência com a Camerata foi bastante intensa. Edino Krieger é um dos grandes gênios da música erudita contemporânea. Muitas vezes, pessoas mais novas, não conhecem obras dele, esse é um dos objetivos desse concerto, apresentar o grande artista que era Edino”.

Zane Marcos, diretora-geral da Fundação Cultural, comemora o sucesso do concerto. “Estamos muito felizes, a casa estava cheia. Edino está sendo homenageado no mundo inteiro, como na Espanha e no Mexico por exemplo, e também aqui em Brusque, pela Camerata Florianópolis”.

Sobre Edino Krieger

Nascido na cidade de Brusque (SC), em 1928, Edino Krieger começou sua instrução em violino aos 7 anos. Pouco tempo depois, conquistou uma bolsa de estudos para o Conservatório Brasileiro de Música e estudou por um ano na renomada escola de música Juilliard School of Music, de Nova Iorque. É um dos principais nomes da criação musical brasileira.

Seu catálogo inclui cerca de 150 obras para orquestra sinfônica e de câmara, oratório, música de câmara, obras para coro e para vozes e instrumentos solistas, além de partituras incidentais para teatro e cinema. Edino Krieger faleceu no Rio de Janeiro no dia 6 de dezembro de 2022 aos 94 anos.