Drone é utilizado para localizar focos do mosquito Aedes aegypti

A equipe do Programa de Combate a Endemias iniciou, nesta quinta-feira (12), o uso de drone para identificação de focos […]

BRUSQUE

  12 de março de 2020


Ouça o texto
Drone é utilizado para localizar focos do mosquito Aedes aegypti

A equipe do Programa de Combate a Endemias iniciou, nesta quinta-feira (12), o uso de drone para identificação de focos mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zyka e chikungunya. O equipamento permite aos profissionais que fiscalizem locais de difícil acesso, como terrenos fechadas, calhas e caixas d’água elevadas.

A ação foi realizada no bairro Steffen. “Esta região foi escolhida devido aos três casos autóctones e por ser um bairro que não é infestado, com número de focos baixo, são 19, por isso existe a preocupação de identificarmos o local gerador dessa transmissão”, explica a coordenadora do Programa de Combate a Endemias, Letícia Figueredo.

A Secretaria de Saúde alugou o equipamento para utilizá-lo por 100 horas. “O drone já era uma necessidade no nosso trabalho, pois muitas vezes não podemos acessar alguns lugares, que agora poderão ser vistos de cima”. O próximo bairro que será fiscalizado com o drone será o Santa Rita.

Atualmente Brusque está com 417 focos positivos do mosquito Aedes Aegypti, um aumento de 316%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os bairros Santa Terezinha e o bairro Nova Brasília são considerados infestados. Já são 37 casos suspeitos de dengue, até o momento, 12 confirmados, sendo destes, três autóctones (infectado no próprio município).

“Precisamos continuar atentos e cada um fazer sua parte, principalmente no cuidado com o acúmulo de lixo e limpeza de terrenos baldios. Também é importante que as pessoas usem repelente e reapliquem ao longo do dia”, finaliza.

Inscreva-se na newsletter.