Doze trabalhos da Rede Municipal de Ensino são expostos na XXIII Feira Regional de Matemática

Evento ocorreu nesta sexta-feira (2) no Colégio Unifebe

2 de setembro de 2022

Ao longo desta sexta-feira (2), ocorreu a XXIII Feira Regional de Matemática. E a Rede de Ensino de Brusque foi um dos destaques do evento, com a apresentação de 12 trabalhos de sete unidades de ensino do município. A mostra objetiva incentivar alunos, professores e escolas, a desenvolverem trabalhos de pesquisa, e apresentar trabalhos realizados ao longo do ano letivo. Organizado pela Secretaria de Estado de Educação, por meio da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o evento neste ano teve como sede o Colégio e Faculdade Unifebe.

A professora Elisangela Mara Rosa do Nascimento, da Escola Dr. Carlos Moritz, juntamente com seus alunos do segundo ano, apresentaram o projeto ‘A Linguagem da Programação e o Pensamento Computacional Como Estratégia Para o Ensino da Matemática’.

O projeto consiste em realizar trabalhos interdisciplinares através do pensamento computacional. A estratégia usada pela professora Elisangela, dividiu-se em dois semestres. “No primeiro semestre a gente utilizou a metodologia desplugada, através de um tabuleiro com fotos. Já no segundo, utilizamos os Chromebooks. Os alunos puderam ter a experiência de aprender essa linguagem de programação em blocos. Eles programaram um coelho que tinha que seguir um caminho, para poder se alimentar. No jogo aparece um bloco de repetição, e ali eu consegui introduzir o conceito da multiplicação para os alunos”, destaca Elisangela.

Já os alunos da EEF Cedro Alto, orientados pela professora Nadir Maestri, mostraram o trabalho ‘Energia Fotovoltaica’, relacionado às questões financeiras, escassez da energia hidrelétrica e recompensa para o meio ambiente. O trabalho foi realizado com conceitos da matemática aplicada, com recursos dos Chromebooks. Agatha Hinckel e Nicole Hinckel são as alunas responsáveis pelo trabalho. “A energia fotovoltaica é importante por causa da escassez de chuvas, que afeta a energia hidrelétrica, e por ser uma energia renovável, que traz muitos benefícios”, relatam as alunas.

E outra experiência positiva da rede municipal brusquense exposta foi o projeto ‘Gamificando Situações Problemas Utilizando o Scratch’, abordado pelos alunos Matheus Leandro Limas e Pietro Cecatto, orientados pelos professores Carlos André da Silva e Daiana Dallagnoli. Foram realizados trabalhos com o sexto ano da Escola Dr. Carlos Moritz, aplicando Matemática, Português e Robótica Educacional, a fim de resolver problemas das quatros operações básicas da Matemática, gamificando as situações. “A plataforma Scratch é muito legal, pois conseguimos jogar os jogos dos colegas, e aprender todo mundo junto. A gente não estava somente utilizando a tecnologia, mas também, criando e aprendendo”, finalizam Matheus e Pietro.

O evento

Segundo a organização, a Feira reuniu mais de 50 trabalhos de escolas públicas, estaduais, municipais e particulares de oito cidades da região. Aproximadamente 120 alunos e 60 professores estiveram envolvidos na mostra. “Todos os trabalhos que chegam até aqui, são destaques, pois já passaram por uma seletiva nas escolas, alguns deles no município, chegando até a Feira Regional. A importância da Feira Regional de Matemática, Ciência e Tecnologia está no congraçamento das escolas, redes, alunos, professores, na culminância dos trabalhos realizados durante o ano letivo”, completa Luciene Mara Gomes, Assistente Técnica de Pedagogia da CRE.