Diretores da FME de Brusque participam de encontro sobre Paradesporto em Blumenau

Evento contou com as presenças do Secretário Nacional e da Diretora de Paradesporto do Ministério da Cidadania

4 de outubro de 2021

O Diretor Geral da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Edson Garcia e o Chefe de Esporte de Alto Rendimento da FME, Filipi Orthmann Lídio, estiveram em Blumenau na manhã desta segunda-feira (04). Na oportunidade, eles participaram de um encontro com representantes de municípios do Vale Europeu e convidados, com foco no Paradesporto.

Participam do encontro, o Secretário Nacional de Paradesporto, José Agtônio Guedes e a Diretora Nacional de Paradesporto, Giselle Chirolli, da Secretaria Nacional do Paradesporto, do Ministério da Cidadania. O momento de intercâmbio foi promovido pelo Centro de Referência Paralímpico de Blumenau, por meio do Programa de Paradesporto da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu).

O Centro de Referência Paralímpico de Blumenau é um dos Centros de Referência do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB), entre suas funções tem a missão de apoiar e a massificação do Paradesporto em sua região e estado de diferentes formas, e uma delas, é o debate e troca de conhecimento em relação ao Paradesporto e seu papel transformador na vida da pessoa com deficiência e em toda a sociedade.

A ação teve por objetivo promover uma mesa redonda sobre as políticas públicas aplicadas ao Paradesporto, fomento e apresentação dos municípios presentes no que tange ao desenvolvimento do Paradesporto nas regiões vizinhas, além de conhecer as ações da Secretaria Nacional do Paradesporto (SNPAR).

Ao promover a troca de informações e debates acerca do trabalho desenvolvido no Paradesporto e nas ações para as pessoas com deficiências, das dificuldades, melhorias e avanços na região; o intuito é que os municípios que não realizam o Paradesporto possam encontrar nas cidades vizinhas suporte e apoio para um futuro planejamento para implantar o projeto.

Com esta estruturação, podendo receber suporte do Centro de Referência Paralímpico, do Comitê Paralímpico Brasileiro, implantado em Blumenau, assim como, dos demais municípios para que o Vale Europeu e região possam construir uma possível parceria para desenvolvimento e massificação do Paradesporto no estado.