Diretor-presidente do Samae avalia trabalho da autarquia em janeiro

Luciano Camargo pontuou os principais projetos e ações desempenhados durante os 31 primeiros dias de 2021

2 de fevereiro de 2021

Diretor-presidente do Samae avalia trabalho da autarquia em janeiro

Apesar de 2021 ter começado com fortes chuvas, o que ocasionou diversos transtornos pela cidade, janeiro também foi um mês marcado por realizações, de acordo com balanço realizado pelo diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Luciano Camargo.

Segundo ele, mesmo com as equipes mobilizadas para atender as emergências relacionadas à instabilidade climática, a autarquia municipal conseguiu ter um bom ritmo de obras e ações que melhoraram a qualidade dos serviços prestados.

Um dos principais destaques, na visão do gestor, foi a extensão dos horários de trabalho dos servidores responsáveis por pequenos reparos. A implementação de um novo turno das 18h às 24h, de segunda a sexta-feira, já resultou, nos primeiros 31 dias de 2021, na execução de 1148 ordens de serviço, perfazendo uma média de 37 por dia.

Camargo também comenta a realização de uma operação tapa-buracos com o objetivo de atender as solicitações represadas durante o final do ano de 2020. “O que é do Samae nós já executamos, tanto as que estavam pendentes, quanto as que eram de obras realizadas neste ano. Claro, pode ter uma ou outra sem o devido reparo, mas é porque estamos esperando a compactação do solo”, comenta.

Por ser antiga, a frota do Samae Brusque apresenta um grande gargalo de gastos para a autarquia, sem contar as constantes baixas de veículos que vão para as oficinas contratadas. Com isso em vista, desde os primeiros dias do ano teve início a formulação de um processo licitatório que visa a renovação da frota com automóveis alugados.

“Por várias vezes os servidores ficavam parados, pois não tinham um carro adequado para trabalhar. Acredito que nas próximas semanas nossa frota estará toda trocada, dando melhores condições de trabalho e maior rapidez no atendimento ao público. Por vezes, alguns serviços deixaram de ser feitos naquela hora, justamente pela falta de veículos”, frisa o diretor-presidente.

Outra ação comandada pelo setor administrativo do Samae foi a realização de reuniões com fornecedores que estavam em atraso contratual com a autarquia municipal. Luciano explica que o objetivo foi pedir maior celeridade e responsabilidade das corporações para com a empresa e, também, para com a população brusquense.

“Muitas delas tinham pendências conosco, desde a entrega de materiais, até a terraplenagem do terreno da ETA Cristalina e o seu projeto de engenharia. Notamos também algumas empresas que não estavam fornecendo produtos adequadamente. Todas elas foram notificadas e demos prazo para que elas melhorassem”, pontua. Algumas empresas chegaram a ter os seus contratos rescindidos por conta das irregularidades.

Considerada por Luciano Camargo uma das ações mais cruciais, o desassoreamento das represas que compõem os sistemas de tratamento localizados nos bairros periféricos da cidade de Brusque voltaram a ser realizadas aos finais de semana. Os serviços visam aumentar a capacidade de retenção de água bruta nas barragens e, consequentemente, a capacidade de tratamento, reservação e distribuição de água potável para os consumidores.

“No bairro Santa Luzia, por exemplo, conseguíamos reservar apenas 30 mil litros de água. Com a limpeza, passamos a ter 150 mil litros de água nos reservatórios da ETA local”, complementa.

Com a chegada do período chuvoso e o aumento da turbidez da água nos sistemas distantes, a preocupação do Samae Brusque foi manter os bairros abastecidos, até mesmo com caminhões pipa que levaram água tratada na ETA Central para localidades como Dom Joaquim e Volta Grande. Além disso, uma outra frente de trabalho foi montada para manter os acessos às ETAs transitáveis.

Depois de mais de dois anos de buscas por documentos que haviam sido extraviados ou perdidos há mais de duas décadas, nove servidores do Samae Brusque receberam, ainda na metade de janeiro, portaria retroativa que reconhece todos os seus direitos de abono de permanência e aposentadoria junto ao Instituto Brusquense de Previdência (Ibprev).”Foi uma grande alegria poder ajudar meus colegas de profissão, devolvendo-lhes um direito que nunca devia ter sido lhes tirado”.

Após algum tempo desativadas, as redes sociais do Samae Brusque voltaram a funcionar em 2021, transformando os espaços digitais em mais um canal de diálogo com o contribuinte, que pode interagir em tempo real com os servidores da autarquia, solicitando reparos, serviços ou, então, fazendo algum tipo de crítica ou elogio.

“Foi via as redes sociais que tomamos algumas atitudes, algumas decisões rápidas, pois a gente via que era um anseio da população local ter este espaço de troca de informações”, diz.

Uma destas solicitações, inclusive, originou a implementação de uma nova rede de abastecimento no bairro Guarani, entre as ruas João e Gabriel Siegel. O local, por ter um complexo de tubulações antigas e inadequadas, apresentava constantes desabastecimentos.

E por falar em abastecimento, outra região que também historicamente já sofreu bastante com a falta d’água é o Loteamento Cyro Gevaerd, ou então o Cirópolis, como é mais conhecido o local. No último domingo, 31 de janeiro, após parceria inédita com a empresa Favo Malhas, servidores do Samae conseguiram realizar uma ligação provisória entre a rede pertencente à autarquia e uma tubulação que abastece a lagoa da empresa.

O resultado obtido foi maior pressurização de rede e, consequentemente, mais água saindo das torneiras dos moradores da localidade. “Era uma situação que incomodava muito a população e incomodava a gente também, pois é o nosso dever levar água para a comunidade. E graças a essa parceria, pudemos fazer um trabalho rápido, de 14 horas, que já apresenta resultados positivos”, finaliza.