Diretor-geral de Saúde de Brusque conhece iniciativa que pode ajudar no combate à Covid-19

O diretor-geral da Secretaria da Saúde de Brusque, Rodrigo Cesari, está em Manaus para conhecer uma iniciativa que tem dados […]

BRUSQUE

  15 de julho de 2020


Ouça o texto
Diretor-geral de Saúde de Brusque conhece iniciativa que pode ajudar no combate à Covid-19

O diretor-geral da Secretaria da Saúde de Brusque, Rodrigo Cesari, está em Manaus para conhecer uma iniciativa que tem dados bons resultados no combate à Covid-19.

Desde a madrugada de segunda para terça na capital manauara, Cesari foi ao Norte do Brasil para conhecer um protocolo clínico adotado pela empresa Samel, uma clínica hospitalar particular que usa como procedimento a Ventilação Não Invasiva (VNI), através de uma cápsula denominada Vanessa.

Conforme explica o diretor-geral, cerca de 1700 pacientes não precisaram ser entubados graças a esse protocolo de ventilação. “Ontem já passamos o dia todo em reunião com o corpo clínico do hospital, médicos, fisioterapeutas, em que podemos conhecer todo o protocolo de ventilação não invasiva que ajudou muitos pacientes aqui em Manaus”, comenta.

Cesari destaca que a situação de Manaus tem melhorado significativamente após a adoção do protocolo. Nesta quarta, ele acompanhará todo o procedimento na UTI do hospital e também no hospital de campanha. “Manaus chegou a internar cerca de 70 pacientes por dia, com esse protocolo o número passou para 15”, afirma. “A ideia é conhecer todo esse processo nos leitos de UTI’s. Também faremos uma videochamada, com Doutor Eugênio, do Hospital Azambuja, para que ele possa acompanhar todo o procedimento na parte teórica desse tipo de tratamento”, finaliza Cesari, que retorna a Brusque nesta quinta-feira.

Inscreva-se na newsletter.