Diretor do Sine de Brusque participa de capacitação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável

O diretor do Sine de Brusque, Waldir da Silva Neto, participou, de uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado do […]

BRUSQUE

  6 de dezembro de 2021


Ouça o texto
Diretor do Sine de Brusque participa de capacitação da  Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável

O diretor do Sine de Brusque, Waldir da Silva Neto, participou, de uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), entre os dias 1º a 03 de dezembro. Mais de 70 pessoas, de 30 cidades participaram. A qualificação é referente à padronização do atendimento no portal Mais Emprego, sistema informatizado do Governo Federal que integra as políticas de trabalho, emprego e renda, e a política de qualificação profissional.

O encontro foi realizado no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Tubarão e foi separada por três módulos: o primeiro trata do atendente do Sine como agente de política pública de trabalho e emprego e panorama econômico; no segundo, há atualizações referentes ao seguro-desemprego; e, no último, a intermediação da mão de obra, ou seja, cadastro do trabalhador e gestão de vagas.

“A capacitação foi muito boa, no sentido de orientar o que a equipe do Sine pode e não pode fazer. Sair daquela imagem de que o Sine é apenas para encaminhar o Seguro-Desemprego. Devemos acolher a todos, exigir a documentação, captar vagas, administrá-las. Convocar o cidadão em seguro-desemprego e encaminhá-lo. Tentar obter o maior número de informações possíveis, tanto do empregador, como do candidato”, detalha Neto.

Quanto ao que o órgão não deve fazer, Neto destaca “negar atendimento por algum motivo, mesmo que a pessoa seja de outra cidade, deixar cadastros incompletos, fazer alguma descrição discriminatória, deixar vagas eternas, sem atualizá-las a cada 30 dias”, elenca. “É muito importante quando o Estado promove esta capacitação e troca de conhecimento entre as agências. Nossa agência já é uma referência em captação de vagas, e poderá melhorar ainda mais”, finaliza.

Inscreva-se na newsletter.