Diretor de Educação Infantil de São Paulo conversa com profissionais e visita unidades de ensino de Brusque

Ricardo Alcântara ministra formação e conhece escolas e centros infantis nesta quinta e sexta-feira”

4 de novembro de 2021

Dentro do processo de atualização permanente de conhecimentos e constante capacitação de seu quadro de colaboradores, a Secretaria de Educação recebe nesta quinta (04) e sexta-feira (05), o diretor da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, professor doutor Cristiano Alcântara.

Desde março deste ano, ele ministra a formação on-line denominada ‘Fazer Gestor’, para coordenadores e diretores de unidades de ensino da Rede Municipal brusquense. E agora, o encontro ocorre na modalidade presencial.

Pela manhã, na Igreja Evangélica Calvário, Cristiano Alcântara conversou com todos os diretores e coordenadores. E a tarde desta quinta-feira e a sexta-feira se destinam à visita dele a algumas escolas e centros de educação infantil. Na tarde desta quinta-feira, o visitante esteve na EEF Adelina Zierke, no bairro São João e no CMEI Rio Branco, no mesmo bairro. E ao longo da sexta, mais quatro unidades de ensino serão visitadas.

Para a diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Ivanete Lago Groh, a vinda do professor Cristiano serve para concretizar todo o aprendizado adquirido desde o início da capacitação. “Tínhamos muita expectativa por essa visita, onde podemos mostrar a ele as mudanças nestes espaços das unidades escolares a partir do início da formação”, revela.

“É muito interessante começar um trabalho com a cidade de forma on-line, em março deste ano e falar, ouvir, ver fotos. Eu já conhecia as pessoas e os espaços, de forma virtual. Mas agora, ao vivo, primeiro na conversa com todos os diretores, pela manhã, e agora na visita às unidades, ver o que as pessoas me mostram que mudou em relação ao que falamos no curso, é muito gratificante porque percebemos como as trocas são muito ricas”, destaca.

Segundo Cristiano Alcântara, não só os profissionais da educação brusquense ganham e mudam com essa experiência. “Ao mesmo tempo em que percebo o que me dizem, que eu fiz a diferença, também noto o quanto também eu fico diferente e isso me abastece em minhas crenças. É uma experiência de parceria muito singular e que eu espero que continue”, analisa.

Para o diretor de Educação Infantil de São Paulo, é grande o desafio para os profissionais e os gestores da área diante da nova realidade mundial vivenciada desde o surgimento da pandemia do coronavírus. “Quando temos crianças sob a nossa responsabilidade, precisamos definir o que é o inegociável para que possamos ajudar essas pessoas a conseguirem sobreviver e entender esse momento. Se já é difícil para nós, adultos, imagina para crianças de dois, quatro, cinco anos de idade. Ajudá-los a entender, a traduzir esse ‘novo normal’ é o grande desafio”, completa.

Cristiano Alcântara é Pós-doutorando e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduado em Pedagogia e em Letras. Líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa da Formação Continuada Docente (GCOL). Coordenador pedagógico e, atualmente, diretor da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Professor na Faculdade do Educador e coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Phorte.