Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado essa semana

Na segunda-feira (18) foi comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. “A data simboliza a luta que descentraliza e compartilha […]

BRUSQUE

  20 de maio de 2020


Ouça o texto
Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado essa semana

Na segunda-feira (18) foi comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. “A data simboliza a luta que descentraliza e compartilha o cuidado da pessoa em sofrimento com seu contexto de território; onde ali são reconstruídas as relações que potencializam o cuidado e a proteção da saúde”, explica o coordenador-geral de saúde mental do município, Joezer Matos Dogado.

Ele observa que hoje existe em Brusque o Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps). Dentro do Ciaps há alguns serviços de atenção especializada, mas a luta antimanicomial vem, de alguma forma, contra a ideia de estabelecer apenas um local de cuidado. “A intenção é de trabalhar a saúde mental nos territórios onde essa pessoa estabelece suas relações cotidianas”, explica.

Segundo ele, as pessoas com sofrimento devem ser acolhidas em toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS). “Entendemos que a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), contemplada em amplos serviços (Unidade Básica de Saúde, Estratégia Saúde da Família, Equipes Multiprofissionais, Centro de Atenção Psicossocial, Ambulatórios Especializados, Serviços de Urgências e Emergências, Hospitais, e outros) é o conjunto de estratégias que poderá ofertar as principais possibilidades de reabilitação e transformação social”, defende.

Joezer ressalta que é importante todos os serviços e profissionais de Saúde se pautarem na transformação social que geram adoecimento nas pessoas e tecerem junto as mesmas estratégias que alcancem melhores condições de saúde em seu conceito ampliado. “Assim, que elas tenham garantia ao acesso a lazer, esporte, cultura, trabalho, alimentação saudável, vínculos saudáveis, aspectos estes que fazem parte e não se dissociam do processo saúde-doença, logo da “saúde mental” do humano”, finaliza.

Inscreva-se na newsletter.