Dia Mundial sem Tabaco é celebrado nessa quarta-feira (31)

Unidades de Saúde mantém grupos para usuários que desejam parar de fumar

31 de maio de 2023

Dia Mundial sem Tabaco é celebrado nessa quarta-feira (31)

O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. É o que aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ampliar o debate sobre o assunto e assim diminuir estes números, é celebrado nesta quarta-feira (31) o Dia Mundial sem Tabaco.

Em Brusque as Unidades Básicas de Saúdem mantém grupos com usuários de tabaco que tem a intenção ter uma vida mais saudável e parar de fumar. “São grupos de apoio e acompanhamento do tabagista. O tratamento consiste em aconselhamento terapêutico estruturado/abordagem intensiva, acompanhamento pelo tratamento medicamentoso”, detalha a diretora de Atenção Farmacêutica, Patrícia Sassi.

Durante esta semana, o programa Academia da Saúde também desenvolve atividades de conscientização dos usuários de tabaco e promoção de atividades físicas.

O tabaco e os riscos de dependência

A nicotina, substância encontrada no tabaco, é classificada como psicoativa e atua estimulando o sistema nervoso central, que está relacionado com a motivação, sexualidade, atenção, prazer e recompensa.

O risco de dependência está diretamente relacionado à rapidez com a qual a substância produz seu pico de ação. Poucos segundos após a tragada do produto, a nicotina atinge o sistema de recompensa estimulando a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que é responsável pela sensação de prazer, melhora da cognição, promoção de maior controle de estímulos e emoções negativas e redução de ansiedade e do apetite. Esse processo produz um reforço positivo e a necessidade de repetição de seu uso.

O tabagista, ao tragar, experimentará uma sensação de prazer e bem-estar ainda mais intensa e duradoura. Com o tempo, uma maior quantidade será necessária para alcançar e manter essas sensações, caracterizando tolerância, e, portanto, o quadro de dependência química. Além disso, a nicotina apresenta meia-vida de duas horas e, após esse período, com a redução dos níveis plasmáticos, sintomas desagradáveis, como irritação, depressão, ansiedade e aumento do apetite, podem surgir e dificultar a abstinência, levando o tabagista a fumar novamente para livrar-se do
desconforto.

O usuário que apresentou, no ano anterior, pelo menos três dos critérios a seguir, pode ser considerado dependente da nicotina:

• Desejo forte e compulsivo para consumir a substância;
  • dificuldade para controlar o uso;
  • Síndrome de abstinência e consumo da mesma substância ou similar, com a intenção de aliviar ou evitar sintomas de abstinência;
  • Evidência de tolerância, ou seja, necessidade de doses crescentes da substância para obter os efeitos produzidos anteriormente com doses menores;
  • abandono progressivo de outros prazeres em detrimento do uso de substâncias psicoativas;
  • aumento do tempo empregado para conseguir ou consumir a substância ou recuperar-se de seus efeitos;
  • persistência no uso apesar das evidentes consequências, como câncer pelo uso do tabaco, humor deprimido ou perturbações das funções cognitivas relacionada com a substância.