Dia Mundial da Saúde é celebrado em evento na Praça da Cidadania

Atividades de orientação e prevenção e testagens gratuitas seguem até 16 horas

28 de abril de 2023

Dia Mundial da Saúde é celebrado em evento na Praça da Cidadania

Ações de orientação sobre os serviços oferecidos na rede pública municipal, além de testes de acuidade visual, cálculo de Massa Corporal, imunização contra Influenza, teste de glicemia, ISTs e aferição arterial. Todas estas atividades estão disponíveis à comunidade de Brusque até às 16 horas desta sexta-feira (28), na Praça da Cidadania, durante o Saúde para Todos, evento que marca o Dia Mundial da Saúde na cidade. A ação é da Secretaria Municipal de Saúde.

Além de das ações destinadas aos adultos, o Saúde para Todos também tem programação voltada às crianças, com atividades educativas, higienização e saúde bucal, prevenção e transmissão da dengue, contação de histórias e vídeos educativos sobre prevenção à violência sexual infantil, jogos educativos sobre alimentação saudável e teste de acuidade e saúde ocular.

A dona de casa Michele Domingues veio da comunidade do Poço Fundo para o Centro para consulta médica com as filhas. E no trajeto se deparou com as atividades. Não perdeu tempo e aproveitou a oportunidade para receber orientações e fazer testes para avaliar a sua condição geral de saúde.

Conferiu seu índice glicêmico, pressão arterial e acabou descobrindo que precisa consultar um oftalmologista. “Não sabia dessa ação e parei pra ver do que se tratava. Acho muito importante porque muitas vezes não deixamos a nossa rotina diária para ir ao posto de saúde e fazer esses exames. Eu mesma, ao fazer o exame de visão e tampar um olho, vi que o outro estava embaçado, coisa que eu não percebia. Então agora já sei que devo ir ao posto para verificar essa situação”, revela.

Programação do evento Saúde para Todos, que celebra o Dia Mundial da Saúde:

• Aferição de Pressão Arterial;
• Teste de Glicemia (HGT);
• Cálculo de Massa Corporal (IMC);
• Teste de Acuidade Visual para adultos;
• Imunização de Influenza;
• Testagem rápida das IST;
• Orientação Nutricional;
• Orientação sobre a prevenção do AVC;
• Orientação sobre a Promoção do Aleitamento Materno
• Orientação sobre os serviços de referência à Saúde Mental;
• Orientação sobre Saúde Bucal e prevenção de Câncer de Boca;
• Apresentações Musicais e Modalidades Esportivas;

Atividades educativas destinadas às crianças:

• Higienização e Saúde Bucal;
• Prevenção da Transmissão da Dengue;
• Contação de Histórias e Vídeos Educativos sobre Prevenção à Violência Sexual Infantil;
• Atividade de Integração relacionada aos Transtornos do Neurodesenvolvimento;
• Apresentação da Ambulância para as crianças;
• Jogos Educativos sobre Alimentação Saudável;
• Teste de Acuidade e Saúde Ocular para crianças.