Dia das Abelhas: evento promove Objetivos de Sustentabilidade

Diversas atividades educativas foram realizadas com as crianças

BRUSQUE

  20 de maio de 2023


Ouça o texto
Dia das Abelhas: evento promove Objetivos de Sustentabilidade

Neste sábado (20), o Parque Zoobotânico foi o local escolhido para a realização da 2ª edição do Dia das Abelhas pela Fundema. O evento reuniu diversas famílias e crianças, todos com o propósito de aprender sobre abelhas sem ferrão, auxiliar o meio ambiente e promover os Objetivos de Sustentabilidade. A entrada era gratuita, e no local foram recolhidos materiais como lâmpadas, esponjas, tampinhas e lacres para projetos sociais, além de produtos de higiene para doação.

Diversas ações interativas foram realizadas com os visitantes. No início da manhã, as pessoas aproveitaram para praticar yoga. Logo em seguida, o sol apareceu, o parque começou a encher e a população aproveitou o espaço para aprender, observar os animais, fazer pintura facial e aproveitar a comida. Durante a tarde, a Fundação Cultural ficou responsável pela roda de capoeira e contação de histórias para as crianças.

“Estamos aqui para promover os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O tema deste ano é ‘Polinizando os ODS’. Temos diversos pontos no parque separados por objetivos, e cada um deles oferece uma interação diferenciada. As crianças adoraram e se divertiram em todos eles”, destaca a educadora ambiental Viviane Michele Lemes.

Como funcionou:

Ao chegar no parque, as famílias recebiam uma ficha dividida em 6 sessões, cada uma relacionada a um ODS.

Sessão 1: ODS 3 – Saúde e bem-estar. A Unimed trouxe sua “biciquidificador”, uma bicicleta em que o visitante pedalava e produzia seu próprio suco com frutas. Ao pedalar, o movimento fazia com que o liquidificador girasse e assim o suco era feito. Após a pedalada, a primeira missão da família estava cumprida, e todos podiam saborear sua deliciosa produção.

Sessão 2: ODS 6 – Água potável e saneamento. O Samae trouxe sua mini ETA, que explicava como a água da população de Brusque é tratada.

Sessão 3: ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável, ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima e ODS 15 – Vida terrestre. Nessa sessão, os visitantes puderam observar de perto as abelhas sem ferrão, aprender como produzem mel, como vivem e descobrir várias curiosidades. Além disso, no local estavam sendo vendidos diversos produtos naturais feitos a partir do favo e do mel, como bebidas, velas e própolis.

Sessão 4: ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico. Nessa etapa, os visitantes tiveram contato direto com apicultores de abelhas sem ferrão, conhecendo os produtos que podem ser comercializados e o mercado relacionado a esse setor.

Sessão 5: ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e ODS 12 – Consumo e produção responsável. A Defesa Civil estava presente no local, distribuindo mudas e realizando uma exposição sobre as enchentes que já afetaram Brusque.

Sessão 6: ODS – Parcerias e meios de implementação: Mostrar as parcerias já realizadas entre o setor público e privado.

Ao completar todas as sessões, a família ganhava brindes. “Todos os brindes que temos são produzidos a partir de retalhos de malhas e resíduos. Temos empresas parceiras que nos auxiliam na produção de tapetes, roupas, além de garrafinhas e porta-canetas. Nunca queremos descartar os materiais, sempre procuramos formas de reutilizá-los, ajudando assim o meio ambiente cada vez mais”, finaliza Bárbara Oliveira, representante da Latina e Diklatec.

Inscreva-se na newsletter.