Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil é celebrado nesta sexta-feira

Nutricionista e educadora física da Secretaria de Saúde orientam os responsáveis sobre os cuidados para combater a doença

BRUSQUE

  2 de junho de 2022


Ouça o texto
Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil é celebrado nesta sexta-feira

Na sexta-feira, 03 de junho, celebra-se o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil. O intuito da data é chamar a atenção da população sobre os riscos e cuidados necessários para o combate à doença. Em Brusque, os dados de 2021, apontam que de 1.425 crianças, menores de cinco anos, que foram avaliadas pela Atenção Básica do município, 20% apresentaram risco de sobrepeso, 8% já estavam com sobrepeso, e quase 4% já com o diagnóstico de obesidade.

A nutricionista, coordenadora da Atenção Básica, Rafaela Lopes Doria, salienta que os números demandam cuidado. “A obesidade em criança é um problema de saúde pública grave, que ocasiona efeitos importantes no crescimento e desenvolvimento da criança. Com a pandemia o contexto que era preocupante foi intensificado, o consumo de alimentos saudáveis diminuiu, o consumo de alimentos ultraprocessados aumentou assim como o sedentarismo”, apontou.

Rafaela reforça que o assunto precisa ser debatido pela sociedade e orienta os responsáveis que a porta de entrada para os cuidados são as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “As crianças precisam ter o nosso olhar, os cuidados com a saúde, desde o pré-natal de qualidade, o aleitamento materno, nutrição e alimentação, atividades físicas e hábitos de vida saudáveis. Nossas equipes estão preparadas para dar todo o suporte nas UBS e os encaminhamentos necessários”.

A importância da atividade física

O Programa Academia da Saúde (PAS), também tem atividades destinadas às crianças, como o desafio kids, psicomotricidade, dança, iniciação esportiva e ao voleibol. A educadora física, responsável pelo PAS, Jaqueline Marcos dos Santos, ressalta aos responsáveis para que procure também esse serviço nas UBS.

“Temos ações destinadas a esse público, oriento que os pais procurem as unidades, se organizem conforme o cronograma, dia e horário e insiram as crianças no programa. É importante que as crianças e adolescentes realizem atividades e exercícios físicos que sejam prazerosos e adequados ao seu estágio de crescimento e desenvolvimento.”

Jaqueline explica que a partir dos seis anos é recomendada 60 minutos de atividades físicas, com intensidade moderada, todos os dias da semana, como pedalar, nadar, correr, saltar, dançar etc. Já as atividades de intensidade vigorosa devem ser realizadas pelo menos três vezes na semana. “Recomenda-se que o tempo em frente à tela seja limitado em duas horas por dia. Na adolescência a atividade física é muito importante devido às mudanças corporais e psicológicas, estimulando o crescimento saudável.”

Por fim, a educadora física, ressaltou a importância da atividade física associada aos benefícios da alimentação saudável. “Para as crianças que estão acima do peso é fundamental passar por uma avaliação médica antes de iniciar o programa de atividades físicas e procurar a orientação de um profissional de educação física. Além disso, o incentivo dos pais é muito importante em promover momentos de lazer ativo em família, passeios em parques, os jogos e brincadeiras ao ar livre para que desde cedo a criança desenvolva o prazer pelas práticas físicas, além de uma alimentação correta”, finalizou Jaqueline.

Inscreva-se na newsletter.