Dia D Ecoponto será realizado no Sesc Brusque, nesta quinta-feira (13)

Ação se destina a receber lixo eletrônico, pneus, lâmpadas, pilhas, baterias e até esponjas

BRUSQUE

  12 de abril de 2023


Ouça o texto
Dia D Ecoponto será realizado no Sesc Brusque, nesta quinta-feira (13)

A Prefeitura de Brusque, através da Fundema, Samae, Horto Florestal, Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Sesc e Acibr, realiza na próxima quinta-feira (13), a primeira edição de 2023, do Dia D Ecoponto. Nas dependências do Sesc, na rua Arno Carlos Gracher, no Centro, das 9h às 11h e das 14h às 16h, a esquipe estará presentes para recolher pilhas, baterias, pneus, esponjas secas, lâmpadas e lixos eletrônicos.

A educadora ambiental, Viviane Michele Lemes, comenta que, “o objetivo do Ecoponto é recolher diversos tipos de resíduos que causem dano ao meio ambiente e à saúde humana. Essas ações fortalecem as políticas de gestão de resíduos no município, aumenta a vida útil dos aterros, diminui a demanda de recursos naturais e ajuda a evitar dano na saúde humana, recuperando o meio ambiente e gerando renda.

Para o descarte de lâmpadas e pneus, a equipe recolherá 20 unidades de cada, por CPF ou CNPJ. Para quantidades superiores, será cobrado taxa de R$1,00 a unidade.

Recicle Respira e Eu Ajudo na Lata

Além do Dia D Ecoponto, no local, a ação Recicle Respira, que recolhe garrafas pets de 600ml, e a campanha Ajudo na Lata, que coleta tampinhas de garrafas e lacres de refrigerante, também estarão presente recolhendo esses itens.

Exemplos

A técnica da Fundema lembra que o descarte incorreto de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, desde contaminação do solo e da água até doenças. Mesmo se forem destinadas em aterros sanitários, elas causam danos ambientais significativos.

O lixo eletrônico (computadores, impressoras, scanners, telefones celulares), possui metais pesados em sua composição. Elementos como mercúrio, cádmio e chumbo podem causar diversos impactos ambientais e para a saúde humana se o descarte de equipamentos eletrônicos for feito de forma incorreta.

Pneus demoram, em média, 600 anos para se decompor na natureza e podem, inclusive, se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Por isso, dar a destinação certa para pneus inutilizáveis evita danos ao meio ambiente e à saúde pública.

As lâmpadas são compostas basicamente por materiais recicláveis como vidro, plástico e metais, as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio metálico (Hg) e devem ser descartadas em local adequado. Após passar por processo de descontaminação, seus componentes podem ser reciclados normalmente.

A esponja de lavar louça comum é feita por uma mistura de plásticos, dentre eles o poliuretano, o que faz com que sua reciclagem seja muito difícil e pouco viável economicamente. Isso a torna uma verdadeira inimiga do meio ambiente. Na reciclagem, as esponjas descartadas são transformadas em nova matéria-prima, utilizada para a produção de outros objetos como bancos, lixeiras e outros.

A lei de resíduos sólidos brasileira estabelece que esses materiais não podem ser descartados em aterros e lixões. Os fabricantes são os responsáveis por dar o destino correto aos materiais que produzem. Mas a real destinação correta depende da participação da população, pois o destino correto de resíduos é responsabilidade de todos.

Inscreva-se na newsletter.