Dia D Ecoponto é nesta quinta-feira (11)

Na próxima quinta-feira (11) será realizado mais um Dia D Ecoponto, promovido pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e […]

9 de novembro de 2021

Dia D Ecoponto é nesta quinta-feira (11)

Na próxima quinta-feira (11) será realizado mais um Dia D Ecoponto, promovido pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e o Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr. Entre 9h e 11h e das 14h às 16h, a comunidade poderá fazer o descarte de lixo eletrônico, deforma gratuita, no Sesc.

É possível descartar computadores, impressoras, telefones, eletrodomésticos, entre outros eletrônicos, além de pilhas e lâmpadas. A lei de resíduos sólidos brasileira, estabelece que esses resíduos não podem ser descartados em aterros e lixões. “O descarte incorreto de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, desde contaminação do solo e da água até doenças, mesmo se forem destinadas em aterros sanitários as pilhas e baterias causam danos ambientais significativos”, explica Viviane Michele Lemes, responsável pela Educação Ambiental na Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema).

O lixo eletrônico possui metais pesados em sua composição. Elementos como mercúrio, cádmio e chumbo podem causar diversos impactos ambientais e para a saúde humana se o descarte de equipamentos eletrônicos for feito de forma incorreta. “As lâmpadas são compostas basicamente por materiais recicláveis como vidro, plástico e metais, as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio metálico (Hg) e devem ser descartadas em local adequado. Depois de passar por descontaminação podem ser recicladas normalmente”.

Serviço: Ecoponto

Data: 11/11/21
Horário: 9h às 11h e das 14h às 16h
O que pode ser descartado: eletrônicos, eletrodomésticos, pilhas e lâmpadas.