Dia D Eco Ponto estimula descarte correto de eletrônicos, pneus e outros itens

Ação está marcada para quinta-feira (07), no SESC

BRUSQUE

  5 de abril de 2022


Ouça o texto
Dia D Eco Ponto estimula descarte correto de eletrônicos, pneus e outros itens

Pilhas, baterias, lâmpadas, pneus, materiais eletrônicos como computadores, impressoras e telefones celulares, e até mesmo esponjas de cozinha. O que esses itens têm em comum? Quando deixam de ser úteis, todos se tornam uma espécie de lixo que pode ser muito prejudicial ao meio ambiente caso não sejam destinados corretamente ao descarte.

Desta forma, para conscientizar e engajar a comunidade na mobilização mundial pela preservação ambiental, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), em parceria com o Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBR e o Serviço Social do Comércio promovem, nesta quinta-feira (07), o Dia D Eco Ponto.

Das 09h às 11h e das 14h às 16h, no SESC, as pessoas podem levar seus resíduos, que a Fundema e o Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBR encaminharão para descarte correto, colaborando, assim, com o movimento local que integra a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Fundema lembra que o descarte incorreto de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, desde contaminação do solo e da água até doenças, mesmo se forem destinadas em aterros sanitários as pilhas e baterias causam danos ambientais significativos.

O lixo eletrônico (computadores, impressoras, scanners, telefones celulares), possui metais pesados em sua composição. Elementos como mercúrio, cádmio e chumbo podem causar diversos impactos ambientais e para a saúde humana se o descarte de equipamentos eletrônicos for feito de forma incorreta.

Pneus demoram, em média, 600 anos para se decompor na natureza e podem, inclusive, se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Por isso, dar a destinação certa para pneus inutilizáveis evita danos ao meio ambiente e à saúde pública.

As lâmpadas são compostas basicamente por materiais recicláveis como vidro, plástico e metais, as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio metálico (Hg) e devem ser descartadas em local adequado. Após passar por processo de descontaminação, seus componentes podem ser reciclados normalmente.

A esponja de lavar louça comum é feita por uma mistura de plásticos, dentre eles o poliuretano, o que faz com que sua reciclagem seja muito difícil e pouco viável economicamente. Isso a torna uma verdadeira inimiga do meio ambiente. Na reciclagem, as esponjas descartadas são transformadas em nova matéria-prima, utilizada para a produção de outros objetos como bancos, lixeiras e outros.

A lei de resíduos sólidos brasileira estabelece que esses materiais não podem ser descartados em aterros e lixões. Os fabricantes são os responsáveis por dar o destino correto aos materiais que produzem. Mas a real destinação correta depende da participação da população, pois o destino correto de resíduos é responsabilidade de todos.

Inscreva-se na newsletter.