Dia D de vacinação contra o sarampo é neste final de semana

Sábado (15) é o dia D de vacinação contra o Sarampo. Em Brusque a sala de vacina do Centro de […]

BRUSQUE

  13 de fevereiro de 2020


Ouça o texto
Dia D de vacinação contra o sarampo é neste final de semana

Sábado (15) é o dia D de vacinação contra o Sarampo. Em Brusque a sala de vacina do Centro de Serviços em Saúde e as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Jardim Maluche, Limeira, Dom Joaquim, Steffen, Águas Claras e Santa Terezinha estarão abertas entre 8h e 17h.

Este ano a campanha é voltada para pessoas com idade entre seis meses e 49 anos. Quem já possui esquema vacinal completo não é necessário vacinar-se novamente, porém, quem perdeu a caderneta de vacinação ou não sabe se foi imunizado deve procurar pela dose.

Em Santa Catarina já são 39 municípios com casos de sarampo, em dezembro de 2019 foram diagnosticados dois casos em Brusque, após 20 anos sem registrar a doença. A diretora de Vigilância em Saúde, Alicia Maria de Andrade Fagundes, ressalta que a vacina é única forma de se proteger do vírus. “O sarampo pode causar complicações graves e é extremamente contagioso, por isso precisamos nos proteger”.

A diretora lembra ainda, que quem precisar da vacina contra febre amarela, pode fazê-la no mesmo dia. “Neste momento que o vírus da febre amarela está circulando na região, as pessoas devem aproveitar e vacinar-se contra a doença também. Crianças menores de dois anos devem dar intervalo de 30 dias entre as vacinas, mas a partir dessa idade as duas vacinas pode ser feita no mesmo dia”.

Para se vacinar é necessário ter em mãos o cartão do SUS e a caderneta de vacinação. A campanha de vacinação contra o sarampo segue até o dia 13 de março.

Inscreva-se na newsletter.