Dia D alerta para o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Brusque tem serviço multiprofissional de saúde destinado ao atendimento exclusivo de vítimas de abuso ou exploração sexual

BRUSQUE

  17 de maio de 2021


Ouça o texto
Dia D alerta para o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A cada meia hora, uma ocorrência de violência sexual contra criança ou adolescente é registrada no Brasil. O alarmante dado é do balanço mais recente do disque 100 no país, referente ao ano de 2019, que aponta serem 17 mil as denúncias de violência sexual contra o público infantojuvenil. E ainda mais grave, é o fato de, segundo o levantamento, o crime ocorrer, em 73% dos casos, na casa da própria vítima ou do suspeito.

Para chamar a atenção de toda a sociedade para esta grave temática social, o mês de maio é reconhecido no país como “Maio Laranja”. E, a data de 18 de maio, definida por Lei, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste ano, a lei federal 9970/00 completa 21 anos. A data homenageia a jovem Araceli, assassinada de maneira brutal em 1973, no Estado do Espírito Santos aos oito anos de idade.

SAVS

Brusque tem um olhar todo especial para as vítimas da violência sexual, de ambos os sexos e em todas as idades. Tanto que, em 29 de outubro de 2019, foi lançado no Município, o Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS). Fica localizado no Centro de Serviços em Saúde (a Policlínica Central), no segundo andar, junto à clínica da Mulher. E funciona de segunda a sexta feira, das 08 às 17 horas. Após esse horário e nos finais de semana, a referência é o hospital Azambuja.

A equipe do SAVS é composta por médica, assistente social, enfermagem, psicologia e conforme necessidade realiza encaminhamentos para outros serviços da saúde e outras redes de apoio como o Conselho Tutelar, e a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI). Em 2020,Brusque registrou cerca de 80 notificações de Violência Sexual.

Atualmente, 32 crianças, 28 adolescentes e 17 adultos estão em acompanhamento com a equipe do SAVS, totalizando 77 pacientes assistidos pelo poder público. E é importante ressaltar que este serviço não tem finalidade investigatória -que fica a cargo das autoridades policiais, mas sim, dar o suporte de saúde (médico e psicológico) que a vítima de abuso sexual necessita.

“Nos surpreendemos diariamente com a demanda do Serviço e percebemos cada vez mais como é importante esse serviço tão específico”, relata a responsável pelo Serviço, enfermeira Thaisi Cunha. Segundo ela, por ser um assunto muito íntimo e complexo, a vítima tem dificuldade para relatar a alguém e com a vinda do SAVS, as pessoas apresentam coragem para procurar ajuda. “A violência sexual ocorrida na infância resulta em medos, pânicos que acompanham as pessoas até hoje na fase adulta”, analisa.

Thaisi ressalta a importância de que a vítima ou seu responsável procure o SAVS até 72 horas após o abuso, o mais breve possível, para iniciar as profilaxias, a fim de evitar doenças como é o caso do HIV, além de receber o método contraceptivo de emergência para evitar uma gravidez indesejada. “Isso sem falar no igualmente necessário e fundamental suporte emocional e outros tipos de apoio para melhor enfrentamento da violência ocorrida”, completa a enfermeira responsável pelo SAVS.

“Onde tem abuso, não tem brincadeira”. Denuncie. Disque 100.

Relato de uma paciente do SAVS

“Tinha apenas oito anos quando os abusos aconteciam, eu era uma criança. De classe social baixa, muitas vezes tínhamos somente o necessário na mesa para nos alimentar. Tirando proveito dessa situação, o abusador oferecia dinheiro para comprar bolachas, salgadinhos e na ingenuidade infantil, eu era atraída e achava isso normal. Ele me molestou e abusou sexualmente por quase três anos. Na sua covardia, me ameaçava e dizia que se eu falasse pra alguém, eu iria morrer. Meu silêncio durou 19 anos. Foi então que conheci o SAVS. Fui acolhida pelas profissionais da equipe e comecei o meu acompanhamento. Tenho muita gratidão por todo acolhimento, aconselhamento e atenção que recebi e recebo até hoje. Espero que muitas pessoas possam ser ajudadas como eu”.

Inscreva-se na newsletter.