Desfile cívico reúne milhares de pessoas na avenida Cônsul Carlos Renaux

Evento celebra o aniversário de 162 anos de Brusque, nesta quinta-feira (4)

4 de agosto de 2022

Desfile cívico reúne milhares de pessoas na avenida Cônsul Carlos Renaux

Milhares de pessoas foram a avenida Cônsul Carlos Renaux nesta quinta-feira (4) para celebrar os 162 anos de Brusque e prestigiar o tradicional desfile cívico, que este ano trouxe o tema: Ressignificar a Vida, Fortalecendo Valores.

A solenidade de abertura iniciou com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal pelo Tiro de Guerra, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, ao som do hino nacional, executado pela orquestra do Colégio Cônsul Carlos Renaux.

A secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, ressaltou a importância do momento, após dois anos. “Temos muito a comemorar, são muitas conquistas. O desfile traz um pouco da nossa história, traz a tecnologia que agora é utilizada nas escolas. Foi muito bonito e estamos muito felizes”.

O vice-prefeito, Gilmar Doerner, falou de sua felicidade em participar da celebração. “É uma alegria viver esse momento, depois da pandemia, nosso primeiro desfile, comemorando o aniversário dessa cidade que amamos, tão linda, essa cidade que tem sido escolhida por muitas pessoas do Brasil inteiro, e até mesmo do exterior. Faz jus a uma festa de uma semana de comemorações. Meus parabéns a todos os brusquenses, você que faz com que Brusque ande, com que Brusque aconteça”.

O prefeito Ari Vequi saudou a todos os presentes e, emocionado pela perda de sua mãe, Braulina Vinholi Vequi que faleceu na madrugada, parabenizou o município pelo aniversário. “É um momento difícil para mim, mas fiz questão de estar aqui hoje de manhã. É com orgulho que hoje temos a quarta melhor cidade do país, que recebe visitantes de diversos estados e que também escolhem nosso município para viver. Desejo de coração um feliz dia a todos, continuaremos firmes para fazer de Brusque uma cidade cada vez melhor”.

Na avenida, o primeiro grupamento a desfilar foi o Corpo de Bombeiros Militar de Brusque. Durante aproximadamente duas horas, as 81 entidades levaram um pouco de Brusque para a avenida. Esporte, cultura, educação e saúde.

Corte da cuca gigante encerra manhã de festividades

Após o término do desfile foi realizado o corte e distribuição da cuca gigante. Após o Parabéns a Você, os moradores de Brusque puderam saborear o doce mais tradicional da cidade. Com 16,20 metros de comprimento, sabores chocolate, banana e farofa, a cuca foi preparada por quatro merendeiras da Escola de Ensino Fundamental Paquetá.

“Para mim é muito gratificante fazer a cuca do aniversário de Brusque. Foi feito com muito amor e carinho”, destacou Vanderléia Paoli, uma das responsáveis pela confecção da cuca. Para o doce, foram utilizados 50 quilos de trigo, 90 ovos e 20 quilos de açúcar.