Dermatologista da Rede Municipal de Saúde alerta a comunidade sobre a prevenção do câncer de pele

O mês de dezembro é voltado para a prevenção do câncer de pele. O Dezembro Laranja, traz à população um […]

9 de dezembro de 2021

O mês de dezembro é voltado para a prevenção do câncer de pele. O Dezembro Laranja, traz à população um alerta em relação aos cuidados com essa doença. A dermatologista, que atende na Rede Municipal de Saúde, Ana Kris S. Sommariva, orienta a comunidade para que se atente aos cuidados preventivos.

“Mesmo com a pandemia do Coronavírus, precisamos também pensar nas demais doenças. O câncer de pele tem uma grande incidência na nossa região. Com a temporada de verão a atenção para esse assunto precisa ser redobrada”, afirmou.

Ana explica que em Santa Catarina os dados são alarmantes, quando comparados com outras regiões como Norte, Centro-Oeste e Nordeste. “Nossos índices de câncer de pele chegam a ser 4% a mais do que os de lá. Para ter uma ideia da população que foi atendida na Campanha de 2019, cerca de 12% estavam acometidas por algum tipo de câncer de pele. Em 2019 foram atendidas, no Estado todo ,cerca de 2 mil pessoas”.

Em Brusque, os números de 2021 ainda não foram fechados, mas conforme os dados do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) em 2020, foram registrados 144 casos, mas Ana ressalta que esse número fica abaixo da realidade, devido à pandemia.

“Certamente o número de casos é bem maior. Muitas pessoas devido a pandemia não vieram procurar atendimento. Para 2021, não temos os dados ainda, mas já adianto, que será bem maior a incidência do que foi em 2020”, explicou.

Ana frisa, que em todos anos, até 2019, foi feita uma campanha em relação ao câncer de pele, mas em função do coronavírus isso não pode mais ocorrer. Em 2019 foram aproximadamente 245 diagnósticos no setor público/SUS, em Brusque.

Por fim, a dermatologista orienta as pessoas que tiverem algum sintoma, que procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS), para atendimento e a partir daí serão feitos os encaminhamentos necessários.

Confira os sintomas e o métodos de prevenção, conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):

Sintomas:

• Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Medidas de proteção:

• Usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares.
  • Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas.
  • Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16 horas (horário de verão).
  • Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
  • Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão.
  • Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.
  • Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.
  • Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.
  • Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.