Dengue: focos no ano chegam a 729

O bairro com maior número de focos é o Águas Claras, com 55 notificações

4 de abril de 2022

Dengue: focos no ano chegam a 729

Foram atualizados nesta segunda-feira (04), pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, os números da dengue e dos focos do mosquito Aedes aegypti na cidade em 2022.

O levantamento demonstra que, de janeiro até agora, o município soma 729 focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, entre outras doenças.

O bairro com maior número de focos é o Águas Claras, com 55 notificações, seguido por Santa Rita, com 54; Rio Branco, com 49; Azambuja, 47; Guarani, 45; Limeira, 41; Santa Terezinha, 39 e o bairro Dom Joaquim, com 37 focos. Completam as regiões com maior número de focos, Centro I, que tem 36, e Nova Brasília, com 35 ocorrências de focos identificadas ao longo de 2022.

A partir destes números, os bairros brusquenses considerados infestados pela equipe técnica do Programa de Combate a Endemias são: Nova Brasília, Santa Terezinha, Santa Rita, São Luiz, São Pedro, Azambuja, Águas Claras, Primeiro de Maio, Jardim Maluche, Souza Cruz e Steffen. O que determina quando uma localidade é considerada infestada é uma análise que considera critérios como a quantidade de focos e de casos.

Casos

Foram confirmados desde o início do ano 494 diagnósticos de dengue, todos autóctones, ou seja, que são contraídos no município. No total, são 291 novos casos desde o boletim divulgado na última segunda-feira, 28 de março. Onde, 18 são no Águas Claras, 32 no Azambuja, 12 no Bateas, quatro no Cedrinho, dois no Cedro Alto, 28 no Centro I, sete no Centro II, 14 no Dom Joaquim, quatro no Guarani, cinco no Limeira, cinco no Limoeiro, 96 no Maluche, cinco no Brasília, quatro no Paquetá, cinco no Poço Fundo, 23 no Primeiro de Maio, 23 no Rio Branco, um no Santa Luzia, sete no Santa Rita, 52 no Santa Terezinha, nove no São Luiz, cinco no são Pedro, 119 no Souza Cruz, quatro no Steffen, seis no Tomaz Coelho e quatro no Zantão.

Mutirão D.

Durante a coletiva com a imprensa na sexta-feira (1º), o secretário de Saúde Osvaldo Quirino de Souza, informou que, por meio do Departamento de Endemias, no dia 09 de abril, ocorrerá o Mutirão D. nos bairros Souza Cruz, Jardim Maluche e Azambuja. A ação tem o objetivo de eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypty, com a coleta de resíduos que podem acumular água e também sensibilizar a população com orientações referente à prevenção;

Osvaldo explica que o trabalho será em parceria. “Os agentes de combate a endemias em parceria com o departamento de obras, Tiro de guerra, Defesa Civil, irão recolher resíduos que acumulam água, como garrafas, vasos sanitários, bacias, tambor, pneus, vasilhas, entre outros. Vale ressaltar, que entulhos, eletrodomésticos, poda de árvore e móveis velhos, não encaixam nas categorias de recolhimento”.

A ação ocorrerá nas ruas SC-012, Gustavo Kohler, SC- 011, Leopoldo Kohler, João Aloísio Barni, Otto Bruns, Gustavo Bruns, Floriano Kohler, Otto Gustavo Bruns, Ipiranga, Paulo Borki, Daniel Barni. No Jardim Maluche as ruas Augusto Bauer, Nereu Ramos, Reinoldo Kuchembecker, Waldir Walendowsky, Oscar Maluche, Carlos Graf, João Archer, Duque de Caxias. E Azambuja, Rua Azambuja

“Os moradores devem separar os inservíveis no dia anterior ao recolhimento. É muito importante a colaboração de todos a fim de se evitar o aumento de casos dessas doenças, principalmente a dengue”, pontuou Ariane Fischer, diretora da Vigilância em Sáude.

Suporte do Estado

O Estado confirmou na sexta (1º) a vinda de um carro fumacê, para Brusque. O carro adaptado aplica inseticida por um pulverizador instalado em uma caminhonete com a Hackssuda em UBV pesado. A demanda havia sido solicitada pela Vigilância de Brusque em reunião na quarta-feira, 30 de março, na Prefeitura, com representantes do Programa Estadual de Vigilância e Controle do Aedes Aegypti.

De acordo com o cronograma, o carro estará em Brusque, no dia 06, na parte da manhã e tarde, nos bairros Jardim Maluche e Souza Cruz e no dia 07, durante a tarde, no bairro Santa Terezinha.