DEMANDAS REGIONAIS DE BRUSQUE: Barragem de Botuverá e alças da BR 101 com a Antônio Heil foram os temas de encontro com o senador Jorginho Mello

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, participou na tarde desta segunda-feira (21) de um encontro com o Senador da República, […]

22 de junho de 2021

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, participou na tarde desta segunda-feira (21) de um encontro com o Senador da República, Jorginho Mello, promovido pela Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). Em pauta assuntos no âmbito da microrregião envolvendo às cidades de Guabiruba e Botuverá, que estão na área de atuação da entidade.

Em sua palestra, o parlamentar fez um balanço de vários projetos de sua autoria, como o Programa Nacional de Apoio as micro e pequenas empresas (Pronampe) e a lei do parcelamento de débitos federais – Refis, que segundo ele, refletem em ações diretas para o apoio dos empresários durante e pós pandemia.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Brusque, solicitou apoio do senador para a liberação imediata da licitação para a construção da barragem do rio Itajaí-mirim em Botuverá, obra que apesar de não ser em território brusquense, amenizará os efeitos das fortes chuvas, alagamentos e enchentes na cidade. “Creio que a barragem é uma demanda regional e nossa população aguarda há muito tempo pelo início das obras. Praticamente todas as fases do projeto já estão concluídas e o que precisamos neste momento é o apoio político em Brasília para a abertura da licitação” comenta Ari Vequi.

A mobilidade urbana, com as alças de acesso na intersecção das rodovias BR 101 e SC 486 (Antônio Heil) em Itajaí, também foram lembradas como gargalos que travam o desenvolvimento regional.

“O senador Jorginho Mello tem sido destaque no cenário estadual e está próximo ao governo federal. Esperamos que nossas reivindicações sejam reverberadas em Brasília e, ele possa intermediar as questões da nossa cidade e região”, finaliza o chefe do executivo.

Já o Senador, lembra que a barragem de Botuverá terá duas finalidades específicas, uma de conter as águas das chuvas e, garantir a reservação dos recursos hídricos. “Já estou agendado uma reunião com o Ministério do Desenvolvimento Regional, junto com os prefeitos da região, para que possamos solucionar esse impasse. Outra bandeira é a mobilidade da rodovia BR 101, que incluem as alças da Antônio Heil. Nossa proposta é aumentar o número de faixas de rolamentos, principalmente com novas marginais entre Navegantes e a grande Florianópolis. Essa tema passa por tratativas entre a concessionária e técnicos do governo”, garante o parlamentar.

A presidente da ACIBr, Rita de Cássia Conti, avalia com positivo o encontro. Segundo ela, as alças da BR 101 e, principalmente a barragem, podem trazer além de segurança hídrica e das enchentes, um novo potencial de fornecimento de água para outras cidades, principalmente para o litoral. “Em relação a parte econômica de nossos associados, o Pronampe e o Refis federal, trarão um alívio para nossa classe, que registrou perdas durante a pandemia do coronavírus”, destacou.