Defesa Civil registra mais de 200 ocorrências devido à chuva

Deslizamento é a principal preocupação do órgão. População deve seguir atenta

1 de dezembro de 2022

Defesa Civil registra mais de 200 ocorrências devido à chuva

Desde o sábado (26) a Defesa Civil de Brusque já registrou 219 ocorrências relacionadas à chuva. A maioria dos registros deve-se a deslizamentos, além de queda de árvores e muros e desabamento de residências. O número não inclui alagamentos em vias públicas e deve aumentar pois as equipes seguem em campo. Um óbito foi registrado.

Os bairros mais atingidos são Limeira, Santa Luzia, São João, Cedro Alto, Águas Claras, Poço Fundo, Zantão, Cedrinho, Azambuja, Thomaz Coelho e Primeiro de Maio. Há 22 interdições temporárias de residências e 11 interdições parciais. Ao todo, há 131 pessoas desalojadas (25 idosos, 27 crianças e 79 adultos), e o abrigo aberto na Arena Brusque, conta, no momento, com sete famílias, um total de 28 pessoas.

Às 17 horas, o nível do rio Itajaí-Mirim estava em 3,42 metros, sendo que o pico foi 5,13 metros durante a madrugada. A previsão é que o nível do rio siga baixando nas próximas horas.

Previsão do tempo e risco de novos deslizamentos

A Defesa Civil mantém a equipe de plantão e pede que a população fique atenta quanto a movimentações de terra, estalos e árvoresinclinadas. “O solo está muito encharcado, pedimos que todos fiquem atentos pois ainda há risco de deslizamentos. Se perceber qualquer coisa, saia imediatamente da residência e entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199”.

Para a noite desta quinta-feira (1), o risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva pontualmente intensa. Na sexta-feira (2), de acordo com a previsão da Epagri/ Ciram a chuva deve diminuir, totalizando apenas 15 milímetros durante o dia.