Defesa Civil já realizou simulação de evacuação por incêndio em duas escolas

Ação faz parte do Projeto Educar para Prevenir e será realizada em todas as unidades do município

5 de setembro de 2019

Defesa Civil já realizou simulação de evacuação por incêndio em duas escolas

O Projeto Educar para Prevenir, realizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque com estudantes de quarto ano da Rede Municipal de Ensino, já entrou na fase final da programação 2019. Na última etapa, toda a escola é envolvida no exercício de Simulação de Evacuação por Incêndio.

A primeira escola a realizar o simulado foi a Augusta Dutra de Souza, na terça-feira (3). “Todos os funcionários e alunos de 1º ao 9º ano participaram da simulação. Esse projeto é super importante, pois daqui esses estudantes vão para o mundo e podem passar por esse tipo de situação em qualquer lugar. Teve até fumaça. Os alunos adoraram”, conta a coordenadora Mariana de Oliveira Madureira.

Na quinta-feira (5) foi a vez da Escola Alberto Pretti. Para a coordenadora Daniela Horr Martins, a iniciativa da Defesa Civil é muito importante. “Esse projeto conscientiza os alunos. A simulação de evacuação por incêndio foi realizada sem orientação prévia. Alguns estudantes levaram na brincadeira, mas quando perceberam do que se tratava participaram com bastante entusiasmo”, comenta.

Segundo ela, os estudantes foram orientados a deixar o prédio da escola em fila, com o rosto tampado por conta da fumaça. “O projeto como um todo foi muito produtivo. As crianças amaram. Minha filha está no quarto ano e chegava em casa entusiasmada sempre que tinha aula do projeto com os agentes da Defesa Civil”, revela.

O projeto

O Educar para Prevenir abrange as 26 escolas municipais de Brusque e beneficia além dos alunos, funcionários da comunidade escolar e população em geral. O objetivo é conscientizar as crianças sobre os riscos que os eventos adversos podem trazer ao município e a importância de educar para prevenção.

Durante o quarto e último encontro, os agentes realizam o Treinamento de Evacuação. “Elaboramos o projeto de Rota de Fuga baseado na realidade de cada Escola. Para isso, utilizamos o Projeto Arquitetônico. Esse exercício prático conta com a participação do Corpo de Bombeiros e com o apoio da Guarda de Trânsito”, explica o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis.

Nos três primeiros encontros foram apresentados os Conceitos e a História de Defesa Civil, abordados Eventos Adversos – enxurrada, enchente, granizo, vendaval e deslizamento – e trabalhadas as áreas de risco.

“O trabalho que a Defesa Civil realiza hoje com as crianças resultará em adultos mais responsáveis com o meio ambiente, que saibam agir de forma correta em eventuais ocorrências”, finaliza Reis.

Cronograma

Confira as próximas escolas que vão receber a atividade que simula a evacuação por incêndio, em setembro. O projeto finaliza em 19 de novembro, na Escola Alexandre Merico.
10/09 – Escola Ayres Gevaerd
12/09 – Escola Angelo Dognini