Defesa Civil e Escola Charlotte recebem veículos

Entrega oficial foi realizada na manhã de sexta-feira (9) e faz parte das comemorações do aniversário de Brusque

9 de agosto de 2019

Defesa Civil e Escola Charlotte recebem veículos

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque recebeu um novo veículo para ser utilizado no programa Educar para Prevenir e a Escola Charlotte para realizar o transporte dos alunos. A entrega oficial foi realizada pelo juiz Edemar Leopoldo Schlösser, na manhã de sexta-feira (9).

O automóvel Fiat Mobi da Defesa Civil, no valor de R$ 40.990,00, teve R$ 38.500,00 financiados pelo Poder Judiciário e R$ 2.490,00 pagos como contrapartida do Poder Público Municipal.

“Este carro é exclusivo para utilização no Projeto Educar para Prevenir, que atende todas as unidades escolares da rede municipal”, explica o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis.

Já a escola Charlotte recebeu um Fiat Doblô no valor de R$ 92 mil, sendo R$ 53.700,00 pagos pelo Judiciário.

“Nosso veículo será usado para o transporte dos alunos. Agradecemos imensamente a ajuda”, destaca a presidente da Escola Susana Erthal Fischer.

A cerimônia oficial de entrega foi realizada em frente a sede da Defesa Civil. Evento faz parte da programação de aniversário de Brusque.

Recursos

De acordo com Schlösser, a Lei prevê a prestação pecuniária aplicada ao réu quando a pena não é muito grande e esses recursos geralmente são utilizados para reparar o dano da vítima. Mas existem diversas situações em que a vítima é a própria sociedade, como em casos de porte ilegal de arma ou até mesmo uma embriaguez no trânsito. Nesses casos, os recursos são arrecadados para uma conta vinculada ao juízo.

“Deste modo podemos fazer a distribuição dos valores para as entidades que se habilitam junto ao Poder Judiciário. Criamos uma portaria da Vara Criminal e mantivemos os recursos na cidade”, explica o juiz.

O prefeito Jonas Paegle agradeceu ao juiz pelo comprometimento com a cidade e classificou o evento como um momento de alegria. “Agradecemos ao Poder Judiciário pelos recursos para aquisição dos veículos e por manterem esses valores em Brusque. O projeto da Defesa Civil é muito importante para para as futuras gerações, pois trabalha hoje com as crianças”, avalia.

Durante o evento Paegle também destacou as instalações amplas da Defesa Civil inauguradas na sua gestão.

Já o vice-prefeito, Ari Vequi, ressaltou o trabalho feito pelo Judiciário em prol da comunidade local. É o que fazemos também junto ao Bombeiro, com a criação dos seus fundos, a Polícia Civil e a Polícia Militar. Por esse tipo de ação que temos os melhores índices de segurança e que a nossa população e nossas entidades são reconhecidas. Judiciário, Legislativo e Executivo juntos, com certeza, faremos uma cidade melhor para nós todos”, comenta.

Projeto conscientiza estudantes

Em 2019, a edição do projeto Educar para Prevenir abrange as 26 escolas municipais de Brusque e beneficia alunos do quarto ano, funcionários da comunidade escolar e a população em geral.

“O objetivo é conscientizar as crianças sobre os riscos que os eventos adversos podem trazer ao município e a importância de educar para prevenção. Para estabelecer uma aproximação inicial com os alunos realizamos uma abordagem lúdica com utilização de música”, destaca o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis.

Durante os encontros os participantes são convidados a produzir um pluviômetro caseiro utilizando garrafas pets, realizam simulações de evacuação por incêndio, assistem e participam de dinâmicas.