Defesa Civil divulga aviso meteorológico

Previsão é de temporal e queda de temperatura nos próximos dias em Santa Catarina

BRUSQUE

  22 de maio de 2020


Ouça o texto
Defesa Civil divulga aviso meteorológico

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulga aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual nesta sexta-feira (22). O boletim informa sobre a passagem de uma frente fria, que provoca chuva em Santa Catarina.

Na região norte do Estado espera-se temporais. Com a chuva intensa e acúmulo de volumes consideráveis em curto período de tempo há possibilidade de alagamentos pontuais.

“Vale destacar que essa chuva prevista para hoje ainda não é o suficiente para amenizar a situação de estiagem em Brusque. Este mês temos um acumulado 89% menor do que o esperado. Mesmo com a chuva que está prevista ficaria em torno 59% nosso déficit”, avalia o diretor da Defesa Civil de Brusque, André Cristiano Archer.

Queda de temperatura

A partir de de sábado (23) até terça-feira (26) será registrada baixa de temperatura em todas as regiões do Estado, sobretudo nos locais mais altos.

Na noite de sábado e madrugada de domingo (24) há pequena chance de chuva congelada e neve isolada nas áreas altas do Planalto Sul. No início da semana, as madrugadas serão as mais frias, com mínima de – 5°C a 4ºC e formação de geada ampla, nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e geada isolada no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana.

Em situação de frio intenso, a recomendação da Defesa Civil é para que se evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas, mantenha os ambientes bem ventilados, e se tenha atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores de rua). Animais domésticos também devem ser abrigados nas noites mais frias.

Por conta da pandemia de Coronavírus (Covid-19), a orientação é para que toda a população higienize frequentemente as mãos com água e sabão, utilize álcool em gel e mantenha o isolamento ou distanciamento social. O uso de máscara é obrigatório na rua e em estabelecimentos comerciais.

A Defesa Civil de Brusque orienta ainda, para o uso consciente da água, por conta da estiagem registrada nos últimos meses. “Está proibido o uso da água para abastecimento e substituição de água de piscinas, lavagem de fachadas, calçadas, pisos e muros”, lembra Archer.

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199.

Inscreva-se na newsletter.