Defesa Civil de Brusque: Boletim de monitoramento das 18h (03/05)

Nível do rio Itajaí-mirim é de três metros no centro da cidade, o que é considerado normal pelo volume de chuva

3 de maio de 2022

Defesa Civil de Brusque: Boletim de monitoramento das 18h (03/05)

A Defesa Civil de Brusque segue em “Estado de Atenção” monitorando rios, encostas e áreas vulneráreis nas últimas 48 horas. O mais recente boletim divulgado às 18h desta terça-feira (3), aponta que a cidade registrou em 24h um total de 80,83 mm de precipitação pluviometria. A medição foi no bairro Souza Cruz. O órgão também acompanha cidades a montante do rio Itajaí-mirim. Em Presidente Nereu choveu 51,6 mm; em Vidal Ramos 69,9 mm e em Botuverá 73,93 mm também em 24 horas.

Em relação ao nível do rio a última medição, das 18h, apontou que em Brusque seu nível é três metros (normal / subindo). Em Vidal Ramos – 2,89 metros (normal / baixando) e Botuverá – 2,97 metros (normal / subindo).

Das ocorrências atendidas entre a manhã de segunda (2) até o final da tarde de terça-feira, foram registradas uma queda de muro (bairro São Pedro) dois deslizamentos em via pública (Paquetá e Souza Cruz) e três deslizamentos em residências (Cedrinho, Centro II e Rio Branco), além de monitoramento de uma residência vulnerável (também no bairro Paquetá).

A previsão dos centros de meterologia apontam que permanece as condições de possibilidade de chuva persistente de intensidade moderada a forte com rajadas de vento, alagamentos pontuais e risco de deslizamentos para algumas regiões de Santa Catarina incluindo o baixo e médio Vale do Itajaí.

“É importante para a população que mora em áreas de risco, principalmente para enxurradas e deslizamentos, acompanhe os alertas publicados por meio do site da defesa civil e da prefeitura municipal e também nas Redes Sociais da Defesa Civil”, esclarece Edevilson Cugil, Coordenador do órgão municipal. Quem preferir pode enviar uma mensagem de texto (SMS) com n° do CEP da rua Para o n° 40199 e receber os alertas diretamente da Defesa Civil estadual.

Qualquer emergência permanece os telefones 199 e 193 a disposição da comunidade.