Defesa Civil atualiza boletim das chuvas em Brusque

Cidade conta com nove desalojados e 62 ocorrências

30 de novembro de 2022

Defesa Civil atualiza boletim das chuvas em Brusque

A Defesa Civil de Brusque atualizou o boletim com as informações das chuvas das últimas horas, nesta quarta-feira (30). Nas últimas 72 horas há um acumulado de chuvas de 101,11mm. Ao todo a Defesa Civil de Brusque atendeu 62 ocorrências, com duas interdições temporárias de casas e três interdições parciais de residência. A cidade conta com 9 desalojados.

O coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edvilson Cugik, falou sobre as famílias desalojadas. “Nós temos um total de 9 pessoas desalojadas, são três famílias com três pessoas cada, são duas famílias no Rio Branco e uma família nas Águas Claras. Cabe destaque para a situação de chuva, que permanece a previsão, ao menos até amanhã, quinta-feira (01). Por isso, é importante que aquelas pessoas que moram próximas às encostas fiquem atentas e em qualquer sinal de deslizamento acione a Defesa Civil,” explicou.

Cugik também fez um balanço das ocorrências. “Até o fim da tarde de hoje, quarta-feira (30), tivemos um total de 62 ocorrências registradas, dessas cabe destaque de ocorrências para deslizamento em residências, que somam um total de 29, somente na tarde de hoje registramos um acréscimo de 24 ocorrências,” disse.

Ocorrências atendidas:

Alagamento em via pública – 02 – Dom Joaquim; Limeira
Alagamento em residência – 05 – Dom Joaquim; Limeira
Deslizamento em residência – 29 – Águas Claras; Azambuja; Cedrinho; Limeira; Paquetá; Poço Fundo; Primeiro de Maio; Santa Luzia; São Pedro; Souza Cruz; Steffen; Zantão
Risco de Deslizamento em residência – 04 – Jardim Maluche; Primeiro de Maio; Santa Luzia;
Steffen.
Queda de muro – 01 – Dom Joaquim
Risco de queda de muro – 02 – Souza Cruz; Zantão
Queda de árvore – 03 – Azambuja; Centro I
Risco queda de árvore – 04 – Dom Joaquim, Guarani; Poço Fundo
Residência vulnerável – 06 – Bateas, São Pedro; Tomaz Coelho
Rompimento de tubulação – 04 – Azambuja; Rio Branco
Avaliação de pontes – 01 – Limeira
Erosão fluvial – 01 – Limeira
Total de Ocorrências 62

Interdição Parcial (edificação)
03 (Poço Fundo; Santa Luzia – Deslizamento)

Interdição Temporária (edificação)
02 (Rio Branco – Rompimento de Tubulação; Águas Claras – Deslizamento)

Chuvas
Brusque:
Chuva em 12 horas – 45,45 milímetros – Souza Cruz
Chuva em 24 horas – 64,21 milímetros – Souza Cruz
Chuva em 72 horas – 101,11 milímetros – Souza Cruz

A situação do rio Itajaí-mirim está estável em Brusque, a Defesa Civil segue monitorando, na última medição ele estava com 3,90m, o que requer atenção.

Região
Chuvas Vidal Ramos, últimas 24 horas: 7,73 milímetros – Centro
Presidente Nereu, últimas 24 horas: 12,2 milímetros -Centro
Botuverá, últimas 24 horas: 40 milímetros – Centro
Guabiruba, últimas 24 horas: 49 milímetros – São Pedro

Recomendações:

Tempestade
Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos. Se estiver na praia, jamais deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.