Defesa Civil alerta para chuva intensa entre a tarde e a noite desta sexta-feira (10)

Há risco para alagamentos e enxurradas em virtude das chuvas

BRUSQUE

  10 de fevereiro de 2023


Ouça o texto
Defesa Civil alerta para chuva intensa entre a tarde e a noite desta sexta-feira (10)

A Defesa Civil estadual lançou alerta nesta sexta-feira (10) para para chuva intensa entre a tarde e a noite desta sexta, com isso há risco para alagamentos e enxurradas. A população deve ficar atenta.

A sexta-feira começou com maior presença de nuvens em todas as regiões e com condições para pancadas de chuva e trovoadas no oeste. Mesmo assim, ocorrem aberturas de sol. Entre a tarde e à noite, a chuva retorna ao estado na forma de pancadas e de temporais isolados com rajadas fortes de vento, raios e granizo, sendo as áreas entre o Meio-Oeste e o Litoral as mais favoráveis para ocorrência de temporais.

O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa é baixo a moderado. As temperaturas máximas, à tarde, se aproximam dos 36°C no Extremo Oeste e variam de 27 a 32°C no restante do estado. O vento predomina de norte/nordeste, com virada rápida para sul no interior do estado, ambos com intensidade fraca a moderada. Mar calmo com ondas de sudeste/leste de 0,5m de altura e picos de até 1,0m.

Recomendações

Tempestade

Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos. Se estiver na praia, jamais deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.

Inscreva-se na newsletter.