Defesa Civil alerta para chuva intensa e temporais nesta terça-feira (14)

Há risco para alagamentos e enxurradas em virtude das chuvas

BRUSQUE

  13 de fevereiro de 2023


Ouça o texto
Defesa Civil alerta para chuva intensa e temporais nesta terça-feira (14)

A Defesa Civil estadual divulgou alerta nesta segunda-feira (13) para a possibilidade de chuva intensa ao longo desta terça-feira (14) e madrugada de quarta-feira (15). Com as chuvas há risco para alagamentos e enxurradas. A população deve ficar atenta.

A formação e passagem de uma frente-fria pelo estado de Santa Catarina a longo da terça-feira (14) e da madrugada da quarta-feira (15), provoca temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos pontuais e risco de enxurradas. Os temporais associados a essa frente devem iniciar no período da tarde pelo Grande Oeste, avançando em direção ao centro leste catarinense ao longo da noite da terça (14) e da madrugada da quarta (15).

Recomendações

Tempestade

Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos. Se estiver na praia, jamais deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.

Inscreva-se na newsletter.