Defesa Civil alerta para atuação de ciclone extratropical em SC

Previsão de chuva persistente e volumosa é válida para este domingo e segunda-feira

BRUSQUE

  5 de março de 2023


Ouça o texto
Defesa Civil alerta para atuação de ciclone extratropical em SC

A Coordenadoria de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina emitiu aviso meteorológico onde alerta para a atuação de um ciclone extratropical na região costeira do estado a partir das 12horas deste domingo (05). Para Brusque e região do Vale do Itajaí, o risco é considerado moderado, o que significa estado de observação, e a população deve ficar atenta.

Conforme a previsão, o sistema de baixa pressão intensifica a circulação marítima, deixando o dia nublado e com chuva a qualquer hora. A precipitação pode ser mais volumosa entre parte da Serra, do Litoral Sul e da Grande Florianópolis, com riscos associados a alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais.

Já no Grande Oeste, planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de temporais com descargas elétricas, rajadas de vento, granizo e chuva intensa., também com risco de alagamentos.

A condição para chuva persistente e volumosa nas áreas da serra catarinense, do Litoral Sul e da Grande Florianópolis deve ter início ao final da manhã do domingo e permanecer ao longo de toda a segunda-feira (06).

A partir de terça-feira (07), a chuva começa parar e há previsão de estabilidade para o tempo, com melhoras em todo o território catarinense.

A Defesa Civil reforça a importância de a população acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo nas redes sociais e no site. Além disso, a recomendação é para evitar transitar em áreas de risco e adotar medidas de prevenção para segurança pessoal e de seus familiares.

Inscreva-se na newsletter.