Curta metragem de fim de ano da Prefeitura de Brusque alcança 14 mil visualizações

Produção audiovisual foi viabilizada pela Secretaria de Comunicação Social em parceria com o Trama Grupo de Teatro

6 de janeiro de 2020

Brusque: um Presente de Natal, curta-metragem produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) e divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Brusque entre dezembro e início de janeiro, alcançou a marca de 14 mil visualizações. O audiovisual contabilizou aproximadamente 33 mil pessoas no Facebook e mais de 20 mil envolvimentos.

Conforme o diretor de Comunicação Social da Prefeitura, Wilson Schmidt Junior, a repercussão do curta foi muito positiva. “Estamos extremamente satisfeitos com o resultado alcançado até hoje, Dia de Reis (6), que tradicionalmente ocorre o desmonte dos presépios e decorações natalinas. Em uma conta rápida, é possível dizer que 10% da população brusquense viu o material, que foi uma maneira que encontramos de passar uma mensagem bonita de Natal”, ressalta.

Sonora com o diretor de Comunicação Social da Prefeitura, Wilson Schmidt Junior

Junior destaca o pioneirismo do projeto. “Nunca houve a produção de um curta metragem pela Secretaria de Comunicação Social de Brusque, como produção própria e sem nenhum custo para o contribuinte. Foi uma experiência muito válida e uma forma de sabermos que este tipo de comunicação engaja bastante com o público. É uma ferramenta que pode ser utilizada em diversas outras campanhas, para cada vez mais mostrar à população os atos oficiais do governo municipal”, afirma.

Para o Grupo Trama, essa co-produção com a Prefeitura de Brusque foi importante para possibilitar experiência ao elenco de atuar em uma produção audiovisual. “A avaliação desses números sobre o alcance do vídeo nas redes sociais nos permite destacar alguns pontos: o primeiro deles é a visibilidade que os atores locais do Trama Grupo de Teatro tiveram com a participação nesse projeto, que foi uma vitrine para o nosso trabalho. É importante falar também da parceria com o Poder Público e com os profissionais da Secretaria de Comunicação, que foi muito positiva”, comenta a atriz e assessora de imprensa do grupo, Talita Garcia.

Sonora com Talita Garcia, atriz e assessora de imprensa do Grupo Trama

De acordo com ela, a iniciativa leva a reflexão sobre a necessidade de Brusque ter, em curto e médio prazo, uma lei de incentivo à cultura local. “Nós trabalhamos hoje com o Fundo de Cultura, mas algumas cidades já possuem há algum tempo a sua Lei de Incentivo, que funciona como a Lei Rouanet, mas em âmbito municipal – empresas locais trabalhando com artistas locais. O que fomentaria bastante o movimento cultural da nossa cidade, com o financiamento de outros projetos artísticos semelhantes a este. Neste sentido, também haveria a ampliação do mercado de trabalho para os artistas. Nós mostramos, por meio deste projeto, que temos condições artísticas e técnicas de realizar bons trabalhos e desenvolver esse nicho da economia local”, acredita a atriz.

Relembre a sinopse:

Depois de terminar com a namorada, o jovem e batalhador Bernardo decide se mudar para Brusque. Ao chegar no município, logo consegue trabalho e se insere no dia a dia social e cultural da cidade. Bernardo sempre manda boas notícias para a família. Embora sua vida tenha progredido, ele lembra diariamente da namorada que ficou em sua cidade natal.

Brusque: um Presente de Natal foi estrelado pelos atores Juliete Silva (Manuela) e Arthur Bigliardi (Bernardo). Participam ainda Janaina Antônia Cavalcante Garcia, Roner Lucas Becker da Luz e Tiago Moreira. Todos do Trama Grupo de Teatro.