Covid-19: Secretário de Saúde explica primeira fase da vacinação

Com o início da campanha Vacinar é Proteger, de imunização contra Covid-19 em Brusque, muitas dúvidas surgiram sobre os protocolos […]

22 de janeiro de 2021

Covid-19: Secretário de Saúde explica primeira fase da vacinação

Com o início da campanha Vacinar é Proteger, de imunização contra Covid-19 em Brusque, muitas dúvidas surgiram sobre os protocolos que serão adotados ao longo do ano. O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, explica que o Município vai seguir o que prevê o Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Na elaboração do Plano, o Governo Federal considerou os riscos do desenvolvimento de complicações. Isso significa que as pessoas que têm mais chances de terem quadros graves e irem a óbito serão imunizados primeiro”, ressalta.

A primeira fase da campanha prevê que tenham prioridade na vacinação, os trabalhadores de saúde, na seguinte ordem: primeiro os profissionais que atuam nas UTIs COVID-19; na sequência os profissionais que atuam nas Emergências COVID-19; seguidos dos profissionais que atuam no atendimento clínico hospitalar COVID-19; profissionais do SAMU, trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de residências inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência);

Também estão contempladas, equipes de vacinação que estiverem diretamente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para esta primeira etapa, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência com mais de 60 anos (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas); e população indígena vivendo em terras indígenas, acima de 18 anos.

O secretário destaca que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade da vacina.

“Nossa expectativa é que todas as pessoas sejam vacinadas, em Brusque, até o fim do ano”, reitera.

Orientação

A orientação da Secretaria de Saúde é que a população se mantenha informada pelos canais oficiais da Prefeitura de Brusque (site e redes sociais), bem como pela imprensa local, pois todas as informações referentes a campanha Vacinar é Proteger serão imediatamente divulgadas.

“Como todos têm acompanhado, a vacinação iniciou no dia 19 de janeiro, quando fizemos a cerimônia inaugural e vacinamos os primeiros brusquenses com uma simbologia bastante contundente. A partir daí, foi deflagrado o processo de vacinação, com as primeiras 1.096 doses que recebemos”, destaca.

Sobre quais vacinas serão aplicadas em Brusque, cabe esclarecer que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o uso emergencial de duas vacinas: a CoronaVac, produzida em parceria entre o Butantan e a Sinovac, e a AstraZeneca, desenvolvida pela Oxford e Fiocruz.