Covid-19: Secretaria Saúde anuncia realização de testes em parceria com empresas

15 de fevereiro de 2022

Na tarde desta terça-feira (15), em Coletiva de Imprensa, o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, atualizou as ações de enfrentamento da pandemia. Na oportunidade também foi anunciado a parceria feita com a Associação Empresarial de Brusque (Acibr), para a realização de testes de Covid-19 em funcionários. O encontro com a imprensa ocorreu na Secretaria de Saúde. Esteve presente também o prefeito, Ari Vequi, a presidente da Acibr, Rita Cássia Conti, a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, e representantes de empresas.

De acordo com Osvaldo, nesse primeiro momento cinco empresas vão receber os testes. Entre os critérios, elas precisam ter um ambulatório médico, próprio ou ter contrato com empresa prestadora de serviço na área de saúde. “O objetivo é dar autonomia às empresas na realização dos testes e diminuir o fluxo de atendimentos na rede pública. Outra meta é ampliar a testagem em funcionários diretamente nas empresas, dando maior agilidade ao processo de testagem e, caso necessário, o isolamento e afastamento de seus colaboradores. A empresa Zen S. A. será a primeira a receber o treinamento e os testes”. Completam a lista a ZM, Sancris, Renauxview e Fischer,

No total, serão 100 testes por mês para cada empresa credenciada, fornecidos pelo Ministério da Saúde. Outra ressalva feita pelo secretário é que toda a empresa que for realizar os exames em seus funcionários, deverão seguir os protocolos da Vigilância Epidemiológica, mediante treinamento das equipes internas. “Elas deverão notificar a Vigilância em Saúde quando da ocorrência de testes positivos para fins de notificação no SUS”.

O prefeito Ari Vequi, afirmou que o diálogo e união é uma das metas do governo. “As entidades sempre são parceiras. É essa união que eu prego no meu governo. Muito obrigado, vocês estão acreditando no trabalho da Secretaria de Saúde, essa parceria só faz a nossa cidade crescer”.

De acordo com a presidente da Acibr, Rita, cerca de cinco mil trabalhadores estão nesse projeto. “Esse termo de cooperação é uma forma inteligente de enfrentarmos a pandemia. Vai facilitar muito para as empresas que vão conseguir administrar a doença na empresa mesmo, sem eles precisarem circular. Agradeço muito essa abertura da Secretaria de Saúde e tenho certeza que teremos bons resultados”.

Capacitação das equipes de saúde das empresas

Ariane explica que antes de começar a aplicação dos testes nos colaboradores, as equipes de saúde das empresas passarão por uma capacitação. Para assim seguirem todos os protocolos de testagem. “Assim que a documentação for entregue, e as instalações estiverem corretas, começamos o treinamento e tão logo, as empresas já começam a realizar os testes”.

Para acessar o Decreto clique aqui