Covid-19: Prefeitura passa a realizar testes em assintomáticos e distribuir medicação de prevenção em unidade móvel

Atendimento da UBS Centro, que estava em andamento na Policlínica, volta a ser oferecido normalmente na rua Riachuelo

19 de março de 2021

A partir de segunda-feira (22) a testagem para Covid-19 em assintomáticos e a distribuição de medicação de prevenção (ivermectina, vitamina D e zinco) passa a ser realizada pela Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, em uma unidade móvel. O motorhome ficará no estacionamento da Uniasselvi, no Centro da cidade, das 8h30 às 12h e 13h às 16h30 todas às segundas, quartas e sextas-feiras. Já nas terças e quintas-feiras, o atendimento será realizado nos bairros. O bairro Limeira será o primeiro a receber a ação.

Com a implantação da Unidade Móvel de Combate a Covid-19, o Centro de Testagem para Assintomáticos, que funcionava desde 23 de fevereiro na Unidade Básica de Saúde do Centro (UBS), foi desativado pela Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (19). Deste modo, os serviços da UBS que estavam em andamento na Policlínica voltam a ser oferecidos normalmente na rua Riachuelo.

Como vai funcionar

Na unidade móvel, a realização de testes também será limitada em 80 por dia, sendo 40 de manhã e 40 à tarde. Serão testadas pessoas assintomáticas, maiores de 18 anos, não vacinadas e que não contraíram a doença anteriormente.

Já a medicação de prevenção será distribuída para todos que vão ao local de atendimento, tanto no estacionamento da Uniasselvi, quanto nos bairros.

“No começo da manhã vamos entregar as senhas e agendar por hora as testagens. Já os medicamentos podem ser retirados em qualquer horário por ordem de chegada”, detalha a coordenadora de assistência Farmacêutica, Patrícia Bernardi Sassi.

Para o atendimento é necessário ter em mãos um documento com foto e o Cartão Nacional do SUS. Vale lembrar, que moradores de bairros próximos também podem utilizar o serviço, independente de onde a Unidade Móvel estiver.

Confira a agenda da unidade móvel nas próximas semanas:

23/03 / terça-feira – bairro Limeira, das 9h às 11h, na Associação Desportiva e Recreativa Limeira ao lado da UBS;
23/03 / terça-feira – bairro Steffen, das 14h às 16h – Salão Paroquial Comunidade Nossa Senhora Aparecida;

25/03 / quinta-feira – bairro Águas Claras, das 9h às 11h, no Salão Paroquial São Judas Tadeu;
25/03 / quinta-feira – bairro Dom Joaquim, das 14h às 16h, na Paróquia Santa Catarina;

30/03 / terça-feira – bairro São Pedro, das 9h às 11h, na comunidade Nossa Senhora de Lourdes;
30/03 / terça-feira – bairro Bateas, das 14h às 16h, na comunidade São João Batista;

01/04 / quinta-feira – bairro Cedrinho, das 9h às 11h, na capela São Sebastião;
01/04 / / quinta-feira – bairro Santa Terezinha, das 14h às 16h, na paróquia Santa Terezinha.

O motorhome

O motorhome utilizado como Unidade Móvel de Combate a Covid-19 pertence ao grupo “100% Amigos Rally Team”, formado por Cesar Rafael Wilke, Evis Isidoro Becker e Rodrigo Hodecker. O grupo participa de competições no formato de Rally, sendo o mais conhecido o Rally dos Sertões. A Secretaria de Saúde agradece a iniciativa.

“Em um momento em que a pandemia do novo coronavírus continua avançando no Brasil e no mundo resolvemos fazer nossa parte e ajudar o município cedendo o motorhome à Secretaria de Saúde, a fim de realizarem os testes em massa para detecção da doença nos assintomáticos, podendo assim tomar as providências cabíveis”, explica Wilke.