Covid-19: Entenda como será a distribuição do Paxlovid

O medicamento, nesse primeiro momento, será entregue para pacientes imunocomprometidos com quadro leves a moderados

25 de novembro de 2022

Covid-19: Entenda como será a distribuição do Paxlovid

A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Farmacêutica, esclarece como será feita a distribuição do Paxlovid, medicamento composto por dois antivirais: o nirmatrelvir e o ritonavir, indicado para pacientes com quadro leves a moderados da Covid-19. O medicamento, nesse primeiro momento, será destinado para pacientes com quadro leves a moderados de pessoas imunocomprometidos acima de 18 anos.

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, explica que o Estado recebeu uma quantidade de Paxlovid, e distribuirá para as regionais e aí sim elas, dentro dos critérios, destinam a medicação aos municípios. “A quantidade é pequena, por isso teremos critérios, e é importante que a população esteja ciente de como funcionará a distribuição. Não depende apenas do município querer, existe uma demanda, e um protocolo a ser seguido”.

Osvaldo, salienta que as pessoas que se enquadrarem no grupo prioritário serão encaminhadas ao Serviço de Assistência Especializada de Brusque (SAE), para atendimento médico, a partir daí, será feita uma solicitação por meio de formulário para aprovação pela Regional de Saúde, em Blumenau. Tendo o aval, a retirada da medicação será na Regional, pela Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira. Aí então o paciente em Brusque faz a retirada da medicação na farmácia do SAE.

O Paxlovid tem o objetivo de prevenir internações, complicações e mortes. E será receitado de acordo com a prescrição médica. É uma associação de medicamentos que deve ser administrada por via oral e é indicada para pacientes com Covid-19, não hospitalizados, que apresentam elevado risco de complicações. O nirmatrelvir impede que o vírus se prolifere, já o ritonavir inibe a ação de uma enzima que degrada o nirmatrelvir. Com isso, colabora para que o nirmatrelvir fique por mais tempo disponível na corrente sanguínea, o que potencializa a sua ação.