Covid-19: Boletim epidemiológico de 7 de dezembro

Brusque registrou nas últimas 24 horas 187 novos casos de Covid-19. Agora, a cidade conta com 10.750 pessoas que já […]

7 de dezembro de 2020

Covid-19: Boletim epidemiológico de 7 de dezembro

Brusque registrou nas últimas 24 horas 187 novos casos de Covid-19. Agora, a cidade conta com 10.750 pessoas que já contraíram a doença. Deste total, 9.415 já estão recuperadas. Há 1.265 casos ativos, com 39 pessoas na enfermaria e 19 na UTI. Há 974 casos em investigação, com 1.953 pessoas monitoradas em domicílio. Desde o início da pandemia, 70 óbitos foram registrados.

Risco de contaminação por bairro

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Vigilância em Saúde, passa a divulgar a partir de hoje, todas às segundas-feiras, o mapa de contaminação por bairro. Objetivo é informar a população sobre a circulação do vírus em cada localidade, para que as pessoas reforcem os cuidados de prevenção.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Alícia Maria de Andrade Fagundes, são contados os casos identificados nos últimos sete dias e gerados índices de velocidade de contágio.

“Os índices são categorizados por cores, que identificam a velocidade da contaminação. Pedimos que a população evite aglomerações, use máscara e realize a higienização das mãos”, destaca.

No mapa, encontram-se com risco de contaminação gravíssimo os bairros: São João e Tomaz Coelho. Com risco grave estão os bairros: Águas Claras, Azambuja, Bateas, Cedrinho, Dom Joaquim, Paquetá, Rio Branco e Santa Terezinha.

Já Cedro Alto, Centro, Guarani, Limeira, Limoeiro, Jardim Maluche, Nova Brasília, Poço Fundo, Ponta Russa, 1º de Maio, Santa Luzia, Santa Rita, São Luiz, São Pedro, Souza Cruz, Steffen, Volta Grande e Zantão estão com risco alto.

Cerâmica Reis e Planalto têm risco moderado de contaminação.

Novo Decreto

A Prefeitura de Brusque editou no final da tarde desta segunda-feira (7) o Decreto número 8.796, que dispõe sobre as medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19.

O documento prorroga por 15 dias as disposições previstas no Decreto 8.789 de 26 de novembro de 2020 e considera o Decreto Estadual número 970, de 4 de dezembro de 2020, que restringe diariamente em Santa Catarina, da meia-noite às 5 horas, a circulação e aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados e em vias públicas.

Orientações

Nos finais de semana e feriados, o Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios atende entre 8h e 17h, no pavilhão da Fenarreco. Já em dias úteis funciona das 7h às 19h. Os hospitais Azambuja e Dom Joaquim, também mantêm plantão pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Denúncias sobre aglomerações, festas, estabelecimentos comerciais que não cumprem as regras do Decreto Municipal e ainda, pessoas com diagnósticos positivos para o Covid-19 que não estão em isolamento podem ser feitas pelo WhatsApp (47) 9 8812 0677.